Em mais um dia de decisões na Natação dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil fez bonito e faturou mais três medalhas nesta sexta-feira (27), no Centro Aquático da capital japonesa. Com as conquistas, a equipe brasileira chega a nove medalhas na atual edição, com dois ouros, duas pratas e cinco bronzes.
Wendell Belarmino conquistou a medalha de ouro nos 50m livre da classe S11 (para atletas com deficiência visual) ao atingir a marca de 26s03, à frente do chinês Dongdong Hua (26s18) e do lituano Edgaras Matakas (26s38), que levaram prata e bronze, respectivamente.
Depois de conquistar o primeiro ouro do Brasil nos Jogos nos 100m borboleta, Gabriel Bandeira voltou ao pódio e levou a prata nos 200m livre da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual). Com o tempo de 1min52s74, ele ficou atrás de Reece Dunn, que levou o ouro com 1min52s40, e à frente do russo Viacheslav Emeliantsev (1min55s58), que terminou com o bronze.
A terceira medalha do dia foi conquistada por Maria Carolina Santiago, que ficou com o bronze nos 100m costas da classe S12 (para atletas com deficiência visual) ao marcar 1min09s18. Ela ficou atrás somente da britânica Hannah Russell (ouro, com 1min08s44) e da russa Daria Pikalova (1min08s76).
Com as três conquistas, o Brasil chega agora a 13 medalhas em Tóquio. Antes, a delegação subiu ao pódio na Natação com Gabriel Bandeira (ouro), Gabriel Araújo (prata), Phelipe Rodrigues (bronze) e Daniel Dias (2x bronze), além do bronze na categoria revezamento 4x50m misto. Além disso, Jovane Guissone ficou com a prata na Esgrima em cadeira de rodas, Rodolfo Riskalla também levou a prata no Hipismo Adestramento e Yeltsin Jacques e Silvânia Costa conquistaram o ouro no Atletismo.
Outros brasileiros
Maior campeão paralímpico da Natação, Daniel Dias saiu da água pela primeira vez sem medalhas em Tóquio. Depois de conquistar três bronzes, ele foi o sexto colocado na final dos 50m borboleta da classe S5 (para atletas com deficiências físicas). O pódio foi dominado pela China. Tao Zheng levou o ouro com o tempo de 30s62, enquanto Lichao Wang conquistou a prata com 31s81 e Weiyi Yuan levou o bronze com 32s.
Já na prova 50m borboleta S5 feminina, o Brasil teve duas representantes, porém, nenhuma delas conseguiu estar entre as três primeiras. Joana Euzebio terminou na quarta colocação, com 45s33, e Esthefany Rodrigues fechou na sétima posição, com 46s49. O pódio foi formado pela chinesa Lu Dong (39s54), que levou o ouro, pela espanhola Marta Infante (40s22), que faturou a prata, e pela também chinesa Jiao Cheng (43s04), que terminou com o bronze.