Os brasileiros Ana Sátila e Pepê Gonçalves conquistaram duas vagas em categorias diferentes para as semifinais da Canoagem Slalom, nesta quarta-feira (28), nas Olimpíadas de Tóquio.
Primeira a competir, Ana Sátila disputou a canoagem C1, sua principal prova. Na primeira descida, terminou com um tempo de 120,56 segundos, com 4 segundos acrescentados por penalidade. Ficou na 11ª posição. Na segunda tentativa, com 109,90 segundos (2 de penalização), ficou com a 4ª posição, e avançou à semifinal.
Já Pepê Gonçalves se classificou na categoria K1. Competindo com capacete em homenagem a Ayrton Senna, o brasileiro se classificou antes mesmo de cair na água pela segunda vez.
Pepê marcou 98,13 em sua primeira descida, com quatro segundos de punição por encostar nas portas 6 e 24 e terminou na 15ª colocação, o que já o classificou para as semifinais.
O líder foi o italiano Giovanni Gennaro, com 90,92, seguido pelo australiano Lucien Delfour (91,10) e pelo cazaque Jiri Prskavec (92,57).
As semi do C1 está marcada para a madrugada de quinta-feira (29), às 2h (no horário de Brasília). Na sequência, acontecerá a final. Ana Sátila já foi campeã mundial nessa prova, mas ainda busca o ouro olímpico.
A semifinal e a final do K1 serão disputadas na madrugada de sexta-feira (30), a partir das 2h (no horário de Brasília).