Rayssa Leal, de apenas 13 anos, escreveu seu nome na história do Skate e dos Jogos Olímpicos nesta segunda-feira (26). A skatista fez uma boa final, conquistou a medalha de prata na categoria street e se tornou a mais nova atleta a ganhar uma medalha pelo Brasil.
Se antes havia a expectativa de um pódio dominado por brasileiras, já que o Brasil tinha três atletas do top 5 do ranking mundial, coube a Rayssa a responsabilidade de buscar a conquista, após as eliminações de Pâmela Rosa e Leticia Bufoni nas eliminatórias.
A Fadinha, como é conhecida, mostrou todo seu talento e superou quase todas as concorrentes na final para ficar com a segunda colocação, com 14,64 pontos. O ouro ficou com a japonesa, também de 13 anos, Momiji Nishiya, que anotou 15,26 pontos. O bronze foi da também japonesa Funa Nakayama, que marcou 14,49.
Essa é a primeira vez que a modalidade é disputada nas Olimpíadas. O Brasil já havia saído com uma medalha de prata no primeiro dia do street, com Kelvin Hoefler, neste domingo (25).
Com o fim das competições no street, o Brasil ainda tem pela frente o park. A participação do skate na categoria acontece primeiro com o feminino, no dia 3 de agosto, e depois com o masculino, dia 4 de agosto.