Nos pênaltis, a Croácia eliminou o Brasil na tarde desta sexta-feira (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Vice-campeã mundial em 2018, a Croácia está de volta à semifinal do mundial, e enfrenta o vencedor de Holanda e Argentina.
Ainda nesta sexta-feira, a Holanda enfrenta a Argentina, a partir das 16h, para definir o adversário da Croácia na semifinal, que acontece na terça-feira (13), às 16h.
Já amanhã, Marrocos e Portugal duelam às 12h, e Inglaterra e França entram em campo às 16h. Os vencedores se enfrentam pela semifinal na quarta-feira (14), às 16h.
O jogo
O primeiro tempo contou com uma atuação morna da seleção brasileira, que teve dificuldades em sair da marcação da Croácia, diferente do Brasil, que deu espaços para Modric e companhia. Mesmo assim, não foram muitas chances de gols criadas.
No segundo tempo, o Brasil foi para cima e parou no goleiro Livakovic, o destaque da seleção croata na classificação dos europeus nas oitavas de final contra o Japão. Livakovic fez defesas importantes em chutes de Vini Jr., Neymar e Lucas Paquetá.
No primeiro tempo da prorrogação o Brasil manteve o mesmo nível da atuação, partindo para cima dos croatas, o que possibilitou que os europeus também criassem chances, como ataque de Brozovic, aos 12 minutos, que ele chutou para fora.
Mas com um toque de craque, o Brasil abriu o placar nos acréscimos da prorrogação. Neymar tabelou com Rodrygo e com Lucas Paquetá, recebeu na entrada da área, driblou Livakovic, e fez o gol. Um golaço. 1 a 0 para o Brasil.
Quando o Brasil já caminhava para vitória, a seleção croata teve um contra-ataque aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, Petkovic recebeu na entrada da área e chutou, a bola desviou em Marquinhos, sem chances para Alisson, empatando a partida. 1 a 1.
Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as suas cobranças, e os croatas fizeram nas quatro oportunidades. 4 a 2 para Croácia.