O brasileiro Fernando Scheffer foi medalha de bronze nos 200m livre nas Olimpíadas de Tóquio, na noite desta segunda-feira (manhã de terça-feira no Japão). Com o tempo de 1min44s66, o nadador conquistou a primeira medalha para o Brasil na modalidade, nesta edição dos Jogos.
Thomas Dean e Duncan Scott, ambos da Grã-Bretanha, foram respectivamente ouro e prata, com tempos de 1min44s22 e 1min44s26, respectivamente.
Nadando na raia 8, Scheffer entrou na final com o pior tempo, mas soube controlar o ritmo das braçadas até os momentos finais. O brasileiro teve o coreano Sunwoo Hwang liderando boa parte da prova bem ao seu lado, na raia 7, se manteve o tempo todo na briga pelo pódio para disparar na virada final. A medalha foi conquistada na batida, com somente dois centésimos de segundo de vantagem para o romeno David Popovic, de 16 anos.
Foi a quarta medalha do Brasil entre todas as modalidades dos Jogos. Antes, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler conquistaram a prata no skate street, e o judoca Daniel Cargnin levou o bronze no Judô, na categoria até 66 kg.