O brasileiro Isaquias Queiroz conquistou na noite desta sexta-feira (manhã de sábado no Japão) a medalha de ouro na prova do C1 1.000m da Canoagem velocidade, com o tempo de 4m04s408. Perseguidor declarado de marcas e recordes, o único atleta brasileiro a conquistar três medalhas numa mesma edição dos Jogos, no Rio de Janeiro em 2016, chegou à quarta de sua carreira. A final da competição olímpica aconteceu no Canal Sea Forest, na baía de Tóquio.
Agora, o canoísta se iguala ao número alcançado por Gustavo Borges (Natação) e Serginho (Vôlei) no ranking histórico de medalhistas brasileiros e só fica atrás dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com 5. Ele também possui 12 pódios em Campeonatos Mundiais (seis ouros) e quatro em Jogos Pan-Americanos (três ouros) no currículo.
A medalha de prata ficou com o chinês Hao Liu, com o tempo de 4m05s724. O bronze é de Serghei Tarnovschi, da Moldávia, com 4m06s069.
Nas eliminatórias, na quinta-feira (5) no Brasil, Isaquias marcou o melhor tempo no geral, venceu sua bateria e avançou direto às semifinais. Na noite desta sexta, venceu a segunda série semifinal e garantiu vaga na final. Antes, Isaquias havia competido na final do C2 1.000m, na quarta-feira, e terminou na quarta posição ao lado de Jacky Godmann.
Com o resultado de Isaquias, o Brasil chega agora a 17 medalhas nas Olimpíadas de Tóquio. O país ainda tem mais quatro garantidas, já que vai disputar as finais no Boxe masculino e feminino, no Futebol masculino e no Vôlei feminino. O total de 21 conquistas marca um novo recorde para a delegação em Jogos Olímpicos, superando a marca anterior de 19, conquistadas no Rio de Janeiro, em 2016.
Confira os medalhistas brasileiros até o momento:
Ouro: Italo Ferreira (Surfe); Rebeca Andrade (Ginástica Artística); Martine Grael e Kahena Kunze (Vela); Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática); Isaquias Queiroz (Canoagem).
Prata: Kelvin Hoefler e Rayssa Leal (Skate street); Pedro Barros (Skate park); Rebeca Andrade (Ginástica Artística).
Bronze: Daniel Cargnin e Mayra Aguiar (Judô); Fernando Scheffer e Bruno Fratus (Natação); Laura Pigossi e Luisa Stefani (Tênis em duplas); Alison dos Santos e Thiago Braz (Atletismo); Abner Teixeira (Boxe).