O Brasil esteve perto de conquistar mais uma medalha nesta sexta-feira (6), nos Jogos Olímpicos. Erica Sena ficou próxima de conquistar o bronze, a menos de um quilômetro da linha final da Marcha Atlética 20km, mas foi punida e ficou sem medalha nas Olimpíadas de Tóquio.
Na modalidade, os atletas precisam se locomover com as pernas esticadas e mantendo sempre um dos dois pés no chão. Em resumo, eles não podem correr. Mas a margem entre marchar rápido e correr é pequena e, por isso, cada atleta pode tomar até duas punições por essas infrações em uma mesma prova.
A italiana Antonella Palmisano, que ficou com o ouro, já estava disparada na frente, sem chance de ser alcançada, mas a segunda colocada, a colombiana Sandra Lorena Arenas, estava poucos metros à frente da brasileira, e perdendo rendimento. Sandra e Erica já estavam ambas com duas punições, sabendo do risco de correrem e serem advertidas.
Mas a brasileira acabou punida pela terceira vez, que forçou a atleta a parar durante dois minutos na lateral da área de competição. Ainda que tenha sido dada um pouco antes, provavelmente na entrada da última volta, Erica só recebeu a punição na última curva.
Com esse tempo parada, ela não só perdeu a medalha de bronze que estava praticamente assegurada, como caiu para o 11º lugar. A folga dela para a então quarta colocada, a chinesa Hong Liu, era tão grande, que Liu chegou em terceiro a 20 segundos de Sandra, com quem Erica disputava posição diretamente.