Nascido em Ribeirão Preto, Gustavo Heide encerrou a temporada como um dos destaques do tênis brasileiro. Em seu primeiro ano completo no circuito profissional, o tenista de 19 anos escalou 1.390 posições no ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis).
Ele saltou do 1.867º lugar, em maio, para alcançar a 477ª posição mundial, aponta ranking atualizado nesta segunda-feira (27). Nas simples, o jovem foi campeão dos M15 de Recife, Brasília e Ibagué, na Colômbia – os torneios, de menor competitividade, são organizados pela ITF e recebem o nome de “futures”.
LEIA MAIS: CBF divulga regulamento e calendário da Copa do Brasil de 2022
Já nas duplas, o ribeirão-pretano também manteve a boa fase – atualmente, é o 376º colocado do mundo. Em 2021, foi campeão do Challenger Brasília (com Matheus Alves); M25 Aparecida de Goiânia (ao lado de Daniel Dutra); M15 Recife (tendo Pedro Boscardin como parceiro).
Bons números
Considerando as chaves individual e duplas, Gustavo Heide disputou 78 jogos em 2021, alcançando 55 vitórias. Todos os seus títulos foram conquistados no saibro.
O tenista de Ribeirão Preto conquistou o seu primeiro ponto na ATP aos 16 anos, em 2018. À época, ainda estava na categoria juvenil, onde chegou à 16ª posição mundial nas simples.
Com a evolução no circuito, a expectativa é que Heide passe a disputar mais challengers e outros torneios de nível ATP no próximo ano.