*Por Thiago de Souza
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira completaria 70 anos nesta segunda-feira (19). O nome é grande, mas o homem é maior ainda. Médico, ídolo do Botafogo, Corinthians e da seleção brasileira, protagonista da “Democracia Corintiana” e da luta contra a ditadura, comentarista e pai de seis filhos, Dr. Sócrates morreu precocemente, em dezembro de 2011, aos 57 anos.
Agora, o Magrão, como era chamado pelos amigos, está virando milagreiro para ajudar o povo que ele carregava no nome.
Eu sou pesquisador de temáticas cemiteriais e fiquei muito surpreendido quando soube, em uma postagem do pesquisador e amigo Felipe Gonçalves de Souza, que o túmulo do Dr. Sócrates, no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto, havia se tornado um local de devoção popular.
Tive que ir até lá para conferir e, de fato, o Magrão se tornou um milagreiro de cemitério. Essa constatação eu fiz não apenas pela presença do voto de um grato devoto – que alcançou graças por intermédio do Magrão -, mas, especialmente, por depoimentos de funcionários, que dizem que as visitas ao túmulo do craque aumentaram muito nos últimos tempos.
Veja no vídeo abaixo:
Sócrates e eu
Falar do Dr. Sócrates é um exercício afetivo para mim. Minhas primeiras lembranças do craque corintiano vêm dos comentários que meu pai fazia quando o via jogar. Ele contava as histórias do jovem estudante de medicina boleiro que, na companhia de seu parceiro Zé Bernardes, destruía os times adversários nos jogos da InterMed (os jogos universitários entre faculdades de Medicina).
Depois de muito tempo, eu conheci o cara que cresci admirando. Toda quinta-feira, por um período considerável, batia cartão em uma famosa mercearia na Vila Madalena, onde comentaristas e jornalistas da Bancada do Cartão Verde – programa esportivo da TV Cultura – iam depois do expediente.
E eu ia lá, de enxerido, só para participar da generosa resenha entre Dr. Sócrates, Xico Sá, Victor Birner e cia.
Assisti, compadecido, a seu perecimento precoce, com a mesma sensação de quem acreditava que ele tinha muita coisa ainda para nos ensinar.
Confesso que não imaginava que reencontraria meu ídolo – de várias fases da vida – novamente e, mais ainda, depois de sua morte.
Mas, vejam vocês, isso aconteceu. Viva Dr. Sócrates! Gigante em vida e na morte.
Quem é Thiago de Souza?
Thiago de Souza é compositor, roteirista e humorista, fundador do grupo “Os Marcheiros” e idealizador do projeto “O que te Assombra?”. Ele também é o criador do programa de políticas públicas para preservação de patrimônio material e imaterial chamado “saudade e suas vozes” já implementado nas Cidades de Campinas e Piracicaba.
SAIBA MAIS
Alerta de chuvas intensas é mantido no estado de São Paulo; Confira
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem vai ser eliminado do BBB 24? Parcial aponta nona eliminada