Na estreia do Atletismo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na noite desta quinta-feira (manhã de sexta no Japão), o Brasil largou com o pé direito e levou sua primeira medalha na modalidade. Yeltsin Jacques fez uma corrida emocionante e conquistou o ouro na categoria 5000m masculino T11 para cegos.
O corredor brasileiro começou na liderança e se manteve na frente até faltarem apenas 400m para o fim, quando foi ultrapassado pelo japonês Kenya Karasawa. Parecia que não daria mais tempo de se recuperar. Contudo, Yeltsin deu uma boa arrancada, retomou a ponta e fechou a prova em primeiro, ao lado do atleta-guia Carlos Antônio dos Santos, com o tempo de 15min13s62.
Na mesma prova, o também brasileiro Júlio Cesar Agripino dos Santos chegou na sétima posição, com o tempo de 16min26s31 e ficou fora do pódio.
Foi a nona medalha do Brasil nas Paralimpíadas. Antes, a delegação subiu ao pódio na Natação com Gabriel Bandeira (ouro), Gabriel Araújo (prata), Phelipe Rodrigues (bronze) e Daniel Dias (2x bronze), além do bronze na categoria revezamento 4x50m misto. Além disso, Jovane Guissone ficou com a prata na Esgrima em cadeira de rodas e Rodolfo Riskalla também levou a prata no Hipismo Adestramento.