A Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, segue com a Mostra Literária: escrita, cinema & gastronomia. A programação inclui a pré-estreia do documentário “Madre“, que conta a história de Maurina Borges, uma freira que foi presa em Ribeirão Preto, torturada e banida do Brasil durante a ditadura militar.
No marco dos 60 anos do golpe militar, o longa-metragem revisita locais por onde a freira passou desde a prisão em Ribeirão Preto, o exílio no México, até seus últimos dias. Áudios e vídeos inéditos mostram as atrocidades cometidas durante o regime.
“Madre” também traz reflexões sobre o papel feminino na resistência e faz um paralelo com a realidade atual na democracia brasileira. Uma história contada, exclusivamente, por meio de 15 entrevistadas mulheres: ex-presidiárias políticas, religiosas, uma historiadora e uma advogada.
A estreia acontece no sábado (21), às 18h30, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. A entrada é gratuita, porém, é necessário retirar senhas com uma hora de antecedência.
Produção
O documentário é dirigido por Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani, e contou com uma equipe de produção formada majoritariamente por mulheres. A ideia surgiu para o trabalho de conclusão de curso (TCC) de jornalismo de uma das diretoras.
Serviço
Madre
Quando: 21 de setembro, sábado
Horário: Às 18h30
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
Entrada gratuita
SAIBA MAIS
Veja até quando o Circo Mágico do Chaves fica em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que aconteceu com a sobrinha da Kamila Simioni?