A cidade de Brotas, a 150 quilômetros de Ribeirão Preto, é opção para turismo durante a Primavera/Verão. A mudança de estação, no dia 23 de setembro, também marca a abertura da temporada das águas.
A cidade tem, com infraestrutura para receber o turista, onze cachoeiras – a queda da mais alta é de 60 metros. Em algumas, é possível fazer rapel para adicionar emoção ao passeio.
Além das cachoeiras, há o rio Jacaré-Pepira, que corta a área urbana de Brotas, formando o Parque dos Saltos, um espaço aberto à visitação gratuitamente.
É neste rio que se pratica o rafting, uma das principais atividades de aventura de Brotas, assim como boia cross. Outro ponto turístico do Jacaré-Pepira é no Bairro do Patrimônio, onde suas águas são represadas formando um lago para esportes náuticos, como stand up.
Também opção para se refrescar, mas muito mais para se contemplar, é a nascente Areia que Canta, que é um fervedouro semelhante aos do Jalapão. A atração, no entanto, fica dentro do hotel Areia que Canta.
Mas há diversas piscinas no sistema day use, além de outras atividades turísticas, nos sete ecoparques de Brotas: Cassorova, Recanto das Cachoeiras, Viva Brotas, Poção, Eco Parque Jacaré, Sítio Pantanal e Cachoeira do Martello.
VEJA TAMBÉM
Ribeirão Preto libera construção de novos bairros em Bonfim Paulista
Após virada no tempo, veja se há previsão de chuva nos próximos dias
Comer, beber e passear
Na área urbana, há o espaço gastronômico aberto ao lado do Parque dos Saltos, com vista para o rio Jacaré-Pepira. Lá funcionam dois restaurantes – Kanoas Bar Brotas e Santa Cruz –, além do Espaço do Pastel.
A avenida Mario Pinoti concentra restaurantes, bares, cafés, lojinhas, sorveterias e operadoras de turismo. Lá também fica o Alameda Catharina, o “shopping” de Brotas, e Cine São José. Também é nessa via que está o Saint Spa, que funciona para day use.
Do lado oposto ao rio Jacaré-Pepira, fica o CEU (Centro de Estudos do Universo), indicação para diversão noturna de adultos e crianças. É considerado um dos observatórios mais completos do Brasil. Com os telescópios, é possível explorar planetas e nebulosas, além de visitar o museu de astronomia do local.
Para os adultos, outra atração são as cervejarias artesanais – atualmente, são cinco cervejarias. Além da tradicional e premiadíssima Brotas Beer, o município conta com a Aventura Líquida, Casa das Minas, Cultiva e Limonis Beer.
A Brotas Beer tem, inclusive, um bar anexo onde é servida a cerveja e o chope da marca. Mas a Aventura Líquida, Casa das Minas e Cultiva também abrem para degustação.