O Cauim, ponto cultural que se mistura com a história de Ribeirão Preto, vai chegar a 2024 com dupla comemoração. O cineclube que deu origem ao projeto completa nesta data 45 anos ao mesmo tempo em que o projeto celebra 20 anos de cinema de rua no tradicional endereço da rua São Sebastião, 920, no Centro.
Desde dezembro em reforma, o espaço passa por uma reestruturação que, além de modernizar o local, irá permitir melhor acessibilidade ao prédio. As informações foram passadas por Fernando Kaxassa, fundador e presidente do Cauim, em entrevista disponível no YouTube (veja a entrevista ao final do texto).
A atual estrutura foi construída na década de 70 para o antigo Cine Bristol e foi pioneira no formato arquibancada, sendo um dos cinemas mais inovadores de seu tempo em toda América Latina. As últimas intervenções foram feitas em 2003, quando foi reformado para receber o Cineclube Cauim, e em 2013, quando a organização do projeto, motivada pela tragédia da Boate Kiss, trocou o forro e a fiação para garantir que nada semelhante viesse a acontecer.
VEJA TAMBÉM
Quem vive em Ribeirão Preto adora uma garapa
Ribeirão Preto tinha ‘balada’ de fazendeiros ricos nos anos 1920
A nova obra não tem data para ser concluída, mas até lá o Cauim não deve ficar parado. Os projetos de cinema devem ser replicados enquanto isso no espaço Memorial Aquífero Guarani (na rua Olavo Bilac, entre as ruas São Sebastião e General Osório, Vila Seixas), que tem salas com capacidade para receber 250 pessoas por sessão.
Doado pela Cervejaria Colorado, o local será um novo ponto de educação cultural e ambiental da cidade e deve sediar o trabalho de diversas ONGs, como a escola de teatro Ribeirão em Cena e o coro cênico Bossa Nossa.
LEIA MAIS
Ribeirão Preto tem mais habitantes que metade das capitais do mundo
*Para marcar as comemorações dos 167 anos de Ribeirão Preto, o acidade on publica uma série com curiosidades e dados históricos da cidade. Ao todo, serão publicados 24 conteúdos, até o dia 19 de junho. Vamos falar de prédios históricos, de tradições, de números e de costumes dos moradores de Ribeirão Preto.