A Santa Casa de Ribeirão Preto, dona do Edifício Diederichsen, no Centro, encaminhou para o governo da Alemanha um projeto para revitalização do prédio, um dos patrimônios históricos da cidade. Segundo a entidade, essa é uma das possibilidades analisadas pela Santa Casa para reforma do edifício, considerado o mais antigo do interior de São Paulo.
Em nota, a Santa Casa informou que no mês passado encaminhou ao governo alemão o projeto de revitalização do Edifício Diederichsen. “A iniciativa coincidiu com a celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil”, informa.
Contudo, a entidade disse que ainda não recebeu um retorno do governo alemão sobre o apoio ao projeto e que, também, analisa outras possibilidades para o financiamento da revitalização do prédio.
Ligação com a Alemanha
De acordo com o projeto que o acidade on Ribeirão teve acesso, Ribeirão Preto tem ligação com a Alemanha, em razão de dois personagens importantes da história da cidade que tinham origens no país europeu: Antonio Diederichsen e Francisco Schmidt.
Antonio Diederichsen (1875-1955) nasceu no Brasil, mas era filho de um alemão. Ele foi um dos homens mais ricos de Ribeirão Preto e construiu o prédio, que fica entre as ruas General Osório e Álvares Cabral.
O projeto
O projeto aponta que o edifício, após a revitalização, contaria com bar/choperia, cafeteria, apartamentos, espaço de coworking, espaço para o comércio, uma clínica médica da Santa Casa, terraço jardim, espaços de usos coletivos e escritórios.
O documento ainda informa que a revitalização propõe a transformação do antigo cinema em um espaço cultural. O projeto é assinado pelas arquitetas Tatiana Gaspar, Fabíola Xavier e Letícia Viana. A renderização é de João Flamini.
Edifício Diederichsen
O Edifício Diederichsen foi projetado e aprovado para construção em 1934. Antonio Terreri e Paschoal de Vincenzo foram os responsáveis pela obra, segundo registro do projeto Arquitetura Italiana, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo.
O terreno foi adquirido pelo empresário Antônio Diederichsen por 425 contos de réis – o equivalente aproximadamente R$ 10,6 milhões atualmente.
Antes de construir o imóvel, a esquina das ruas General Osório e Álvares Cabral era residência de uma das figuras históricas mais importantes da formação de Ribeirão Preto: o Coronel Joaquim da Cunha Diniz Junqueira, conhecido como Quinzinho.
O Edifício Diederichsen foi doado para a Santa Casa do município após a morte do empresário, em 1955. O processo de tombamento do local aconteceu em 1998 e, em 2005, tornou-se um bem cultural do Estado de São Paulo.
SAIBA MAIS
Theatro Pedro II recebe concertos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Onde assistir à série ‘Shõgun’?