A cidade de Olímpia, a 130 quilômetros, entrou na corrida para ter um aeroporto internacional de passageiros no interior de São Paulo. Olímpia, é um dos destinos turísticos mais badalados de São Paulo, com grande oferta de resorts e parques aquáticos.
Ribeirão Preto, por sua vez, que tem como vocação o turismo de negócio, alavancado pelo agronegócio, tenta internacionalizar o Aeroporto Leite Lopes desde 2003. Atualmente, o Leite Lopes faz parte de um projeto de concessão do Governo de São Paulo.
No interior de São Paulo, apenas Campinas tem um aeródromo internacional de grande porte, o Aeroporto de Viracopos.
Novo aeroporto
De acordo com informações da Prefeitura de Olímpia, o município recebeu autorização para a construção de um aeroporto regional. A outorga foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de junho.
Segundo o documento, o município tem concessão de 35 anos para a implantação e exploração do aeroporto. “A conquista vinha sendo pleiteada, há anos pela Administração Municipal, que já havia contratado estudos técnicos sobre a Infraestrutura e Avaliação de Alternativas para a instalação”, informou a prefeitura.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Olímpia, o aeroporto de Rio Preto, mais próximo da cidade, não tem área para expansão.
“O aeródromo rio-pretense conta com uma pista de 1.640m de comprimento por 35m de largura e apresenta fluxo médio anual de 700 mil passageiros, com crescimento médio de 10% ao ano. Já o projeto de Olímpia conta com uma pista de 2250 metros de comprimento por 45 metros de largura, o que abre possibilidade para o pouso e decolagem de aviões de grande porte e até voos interacionais, no futuro”, informou a prefeitura.
A área destinada à construção do empreendimento conta com 200 hectares, tem acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand e fica a 20 quilômetros de Olímpia, e também fica próximo de Barretos (45 km), que tem uma das maiores festas internacional do Brasil.
A estimativa é de que os investimentos iniciais sejam de aproximadamente R$ 100 milhões. Para isso, o munícipio vai buscar apoio da iniciativa privada.