A cantora Marisa Monte se apresenta em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (8), na Arena Eurobike, no estádio Santa Cruz. A artista traz para cidade canções de seu mais recente disco, “Portas”, que foi gravado durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
VEJA TAMBÉM – Guns em Ribeirão: Veja data de início da venda de ingressos para show
Em entrevista ao acidade on Ribeirão, Marisa Monte fala sobre a retomada da agenda de shows, que foram paralisados nos momentos mais agudos da pandemia e o significado do novo disco neste contexto, no qual as pessoas precisaram enfrentar mudanças.
Confira:
– Qual o desafio para o artista em lançar um novo trabalho hoje em dia, com a diminuição do consumo da mídia física, como CDs, e migração dos fãs para os serviços de streaming?
R.: Comecei minha carreira na era pré-digital, e vivi toda a transição ao longo dos anos passando por diversos formatos até chegar ao streaming. Procuro evoluir junto com o mercado e com a tecnologia, aprendendo sempre e buscando me adaptar aos novos formatos. Gosto muito da liberdade que existe hoje de pensar cada lançamento de uma forma única, e de poder experimentar maneiras diferentes de colocar canções no mundo.
– O que significa para o artista retomar a agenda de shows depois de dois anos de pandemia?
R.: Eu e minha equipe nos preparamos muito e estamos muito felizes por estar de novo fazendo o que a gente mais ama, viajando e encontrando os fãs em todos os lugares para celebrar a vida através da música. Sejam todos muito bem-vindos!
– O título do novo disco “Portas” segue nessa linha? Abrir novos caminhos, principalmente depois de um momento turbulento como esse?
R.: “Portas” tem elementos que trazem muitos significados, transformação, passagem, escolha, mudança, abertura, encerramento, opções. Elas podem ser externas ou internas. Internamente as portas abrem para o pensamento e a imaginação onde tudo pode ser pensado e sentido. A arte é um grande catalizador para abrir o mundo superiormente interessante.
– Em entrevistas recentes, você disse que algumas músicas desse álbum foram compostas há anos. Como você percebeu que elas fazem sentido no nosso atual contexto? Não só da pandemia, mas social, político.
R.: O álbum fala muito de natureza, ecologia, da importância da arte e da cultura como alento nos tempos difíceis e dialoga com este momento de dificuldade e angústia no sentido de oferecer conforto e beleza. Política é diálogo, é relação e ele dialoga com o mundo contemporâneo de uma forma direta e sutil. No momento onde a cultura e o meio ambiente estão sob ataque é importante fazer a resistência e a defesa desses valores.
– Marisa, há cantoras que são cultuadas com base em suas obras deixadas para a MPB. Como produtora musical, a atual safra também vai deixar esse legado?
R.: Isso, só o tempo dirá.
Serviço:
Local: Arena Eurobike
Endereço: Avenida Costábile Romano S/N, Ribeirânia – Ribeirão Preto / SP
Data: Sexta-Feira, 8 de Abril de 2022
Portas: 19h
Marisa Monte: 21h
Classificação etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados.
Ingressos: a partir de R$ 125 pela internet (clique aqui).