Muitos se perguntam quem foi João Fiusa, que é homenageado em uma das avenidas mais conhecidas de Ribeirão Preto. A história de quem foi a pessoa por trás do nome da avenida localizada na zona Sul da cidade ainda é desconhecida por boa parte da população ribeirão-pretana.
Uma matéria publicada pelo Jornal A Cidade, no dia 8 de dezembro de 2007, escrita pelo jornalista André Luís Rezende, trouxe detalhes da história de João Fiusa.
Quem foi João Fiusa?
Muitos pensam que o professor conheceu bem as ruas e escolas de Ribeirão Preto, mas ele nunca sequer conheceu o município.
Em entrevista para o Jornal A Cidade, a neta de João, Oswaldette Leite Fiusa informou que o professor nasceu em Feira de Santana, na Bahia, no século XIX e morreu no mesmo local, aos 50 anos, na primeira metade do século XX.
Como a avenida foi nomeada?
A avenida João Fiusa foi nomeada pelo filho do professor baiano, Godofredo Leite Fiusa, ainda quando ela era apenas uma rua de terra. Quando visitou a cidade, em 1960, ele comprou uma gleba de terras. E criou um loteamento, que deu origem ao bairro Alto da Boa Vista.
Ainda segundo Oswaldette, o filho do professor permitia que fossem construídas apenas casas com um determinado padrão.
“Papai já percebia que seria uma região promissora. […] (A nomeação) foi apenas uma homenagem que meu pai fez ao meu avô, e assim ficou”.
Oswaldette Leite Fiusa, filha de Godofredo Leite Fiusa em entrevista ao Jornal A Cidade, em 2007
Godofredo não chegou a morar em Ribeirão Preto. Além da construção do bairro Alto da Boa Vista, um de seus grandes feitos no município foi a doação de parte dos dez alqueires para a construção da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
SAIBA MAIS
Banco abre concurso público com 450 vagas e salários de R$ 3,9 mil
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM