Quem já passou pelas ruas do Jardim Paulista, na zona Leste, ou parou em algum bar do Centro de Ribeirão Preto, pode já ter sido abordado por escritores vendendo seus livros. Entre eles, está o dentista aposentado Cavalheiro Verardo, que decidiu vender livros nas ruas de Ribeirão Preto há mais de 20 anos.
De acordo com ele, essa foi a melhor forma para “escoar” o trabalho. “No começou, foi um pouco difícil, mas com o passar dos dias, fui me acostumando”, conta o escritor, que vive no Jardim Paulista. Verardo diz que as pessoas reagem de diversas formas.
“Umas ignoram, outras desejam sucesso, e outras chegam a comprar os livros”, afirma. O escritor diz que a leitura é o caminho para que as pessoas possam crescer e, consequentemente, a sociedade crescer.
“Ao me aproximar do leitor, promovo nele uma reação que, se ele não assimilar de imediato, irá refletir mais tarde sobre o que ele presenciará. Tenho colhido ótimos resultados”, disse o escritor, que já tem 46 títulos publicados.
De bar em bar
Já o poeta Vinícius Gomes começou a vender os livros que escreve nas ruas em 2017 – primeiro em São Carlos, onde estudava, depois em Ribeirão Preto. “Sou autor independente que busco diretamente viver da Literatura ou dos livros”, diz ao se apresentar.
Ele conta que sai para vender os livros todos os dias entre terça-feira e domingo, onde acabou descobrindo um público interessados pelos poemas. “Primeiro, onde tem pessoas interessadas a conhecer o meu trabalho e, depois, se gostarem, a comprar ou procurarem pela internet”, explica.
Vinicius conta que é morador do Centro de Ribeirão Preto e encontrou na região um lugar que possa ter um diálogo franco com os leitores. “Vejo que tem um público mais interessados em alguns bares. Tem bares que não passo, porque as pessoas que estão lá não estão dispostas a ver algo diferente”, comenta.
O escritor diz que também procura outras regiões da cidade para apresentar a obra, como a praça da Bicicleta, na zona Sul, e a Vila Tibério, na zona Oeste. “É o caminho que escolhi. Tem muito a ver com a caminhada, com a busca de estar sempre na rua. Estou sempre andando”, completa.
VEJA TAMBÉM
‘Abraços grátis’: Voluntários distribuem abraços no Calçadão de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS