Nesta quinta-feira (20) é comemorado os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont (1873-1932), o pai da aviação. O inventor nasceu em Minas Gerais, mas veio para Ribeirão Preto ainda criança, quando o pai comprou a Fazenda Arindeúva, que seria batizada com o nome da família e no futuro se tornaria o município de mesmo nome.
1- Estrada de ferro
O mineiro Henrique Honoré Dumont, pai de Santos Dumont, veio para Ribeirão em busca de terras melhores que as do Rio de Janeiro, onde vivia. A família chegou a Ribeirão Preto após uma viagem de trem até Campinas. De lá, tiveram que concluir a viagem de cavalo.
Começou a produzir com 300 contos de réis, 80 seres humanos escravizados e outros 150 “alugados”. Antes da abolição da escravatura, passou a utilizar mão de obra de colonos. Teve a fazenda mais tecnológica do país, com 5,7 milhões de pés de café, sete locomotivas e 96 quilômetros de ferrovias. Foi ele o responsável pela vinda para Ribeirão Preto da Estrada de Ferro da Mogiana, que trouxe os imigrantes italianos para cá.
Um bar, uma Igreja e um presente, a origem do Centro de Ribeirão
O que existia no Centro quando foi erguido o Quarteirão Paulista?
2 – Santos Dumont criança pilotava locomotivas
De acordo com o livro “As Lutas, a Glória e o Martírio de Santos Dumont”, do historiador Fernando Jorge, Alberto Santos Dumont recebeu permissão do pai, logo aos 12 anos, de pilotar as locomotivas da fazenda da família. “Era um menino que demonstrava personalidade firme e decidida”, escreveu o autor na biografia.
“Enquanto o seu pai e os seus irmãos percorriam a fazenda a cavalo, a fim de fiscalizar os trabalhos, Alberto preferia refugiar-se na usina e ali brincava com as máquinas de beneficiamento”, destaca Fernando Jorge.
3 – Prefeitura de Ribeirão fez doação de recursos para pesquisas
Em 1903, quando Santos Dumont já era adulto e morava na França, a Prefeitura de Ribeirão Preto fez a doação de um conto de réis, equivalente a R$ 96 mil na cotação atual, para “continuação de suas experiências sobre o aperfeiçoamento da dirigibilidade das balões como meio de transporte”. Além de inventor do avião e do relógio de pulso, Santos Dumont é o inventor dos dirigíveis.
4 – Viagem de automóvel entre são Paulo e Ribeirão Preto em 1915
Em 1916, foi realizada uma corrida de automóveis entre São Paulo em Ribeirão Preto. Na ocasião, os competidores utilizavam carros Fiat 1915. Antes da prova ser realizada, o organizador da disputa Antônio Prado Júnior, percorreu o trajeto acompanhado de amigos, de acordo com o site São Paulo Antiga. Entre eles, estava Santos Dumont. Os amigos foram até a fazenda da família. O percurso da viagem de carro, na época, durava, em média 12 horas.
5 – Bandeira de Ribeirão faz referência a Santos Dumont
A bandeira de Ribeirão Preto faz uma referência a Santos Dumont. Segundo a lei 790/1991, a águia que consta no brasão de armas da cidade, que fica dentro da bandeira, “simboliza o poder da vitória e da prosperidade, o que lembra e evoca a ascensão da contribuição técnica de Alberto Santos Dumont, que viveu na região durante a sua infância”.
Quais são os passaportes mais aceitos nos países? Veja lista