- Publicidade -
Lazer e CulturaSinhá Junqueira, de Ribeirão Preto, "batizou" avião doado com caldo de cana

Sinhá Junqueira, de Ribeirão Preto, “batizou” avião doado com caldo de cana

Mecenas de Ribeirão doou seis aeronaves para campanha “Deem Asas Para o Brasil”, na década de 1940, e ajudou a formar o acervo do Masp

- Publicidade -

 

Virgem com o Menino e são João Batista criança, 1490-1500; Obra foi doada por Sinhá Junqueira ao Masp
Virgem com o Menino e são João Batista criança, 1490-1500; Obra foi doada por Sinhá Junqueira ao Masp

Você sabia que as grandes fortunas agrícolas de Ribeirão Preto contribuíram para as artes e até na formação da primeira esquadra brasileira? Um dos casos mais emblemáticos de mecenato da cidade foi o da Sinhá Junqueira, herdeira dos grandes canaviais e que, em um grande gesto publicitário do jornalista Assis Chateaubriand, foi fotografada jogando caldo de cana nas hélices de uma das aeronaves doados por ela à campanha  “Deem Asas Para o Brasil”.

- Publicidade -

O dono dos Diários Associados já era amigo da família Junqueira quando lançou o projeto em 1940. Sua presença na vida de Theolina Zemila de Andrade Junqueira, a Sinhá Junqueira, inspirou a jovem a assumir sua vocação como protetora das artes e do Brasil. Na ocasião da foto com o avião, publicada no Diário de São Paulo, a benfeitora havia doado seis aeronaves à campanha.

VEJA TAMBÉM
Ribeirão Preto tem mais habitantes que metade das capitais do mundo

Conheça a história dos quadros da Catedral de Ribeirão Preto

Mesmo com poucos anos de estudo na escola rural, Sinhá conseguiu consolidar para si um lugar na história, auxiliando no processo de construção do Museu de Arte de São Paulo (Masp), outra ideia capitaneada  por seu amigo jornalista e pelo italiano Pietro Bardi. Ela doou ao acervo do recém-criado espaço nada menos que uma madonna do pintor renascentista Sandro Botticelli.

A tela “Virgem com o Menino e São João Batista Criança” (1490-1500) foi pintada em têmpera sobre madeira e é uma das raras obras de pintores renascentistas do acervo MASP.

- Publicidade -

Para saber mais desta que foi uma das poucas figuras femininas do começo do século XX gravadas na história de Ribeirão, leia o artigo “Theolina Zemila de Andrade Junqueira: A menina que se transformou em Sinhá”, de Sandra Molina.

LEIA MAIS
Você sabia que Ribeirão Preto já teve mar?

*Para marcar as comemorações dos 167 anos de Ribeirão Preto, o acidade on publica uma série com curiosidades e dados históricos da cidade. Ao todo, serão publicados 24 conteúdos, até o dia 19 de junho. Vamos falar de prédios históricos, de tradições, de números e de costumes dos moradores de Ribeirão Preto.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -