- Publicidade -
PolíticaAeroporto de Ribeirão terá reconhecimento facial de passageiros

Aeroporto de Ribeirão terá reconhecimento facial de passageiros

Ministério de Infraestrutura anunciou, na última quinta-feira (24), que vai incluir o aeroporto Leite Lopes no projeto Embarque + Seguro

- Publicidade -

Reconhecimento facial já é utilizado em Congonhas (Foto: Minfra/Divulgação)

 
O ministério de Infraestrutura anunciou que o aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, está entre os próximos destinos do projeto Embarque + Seguro 100% Digital, com uso de reconhecimento facial para a identificação de passageiros. 

O serviço já é utilizado em alguns aeroportos do País em Florianópolis-SC, Salvador-BA, Confins, em Minas Gerais, Santos Dumont, no Rio de Janeiro e Congonhas, em São Paulo. Os aeroportos de Brasília e do Galeão-RJ, também serão incluídos no programa. A data de início dos testes ainda não foi divulgada.

LEIA MAIS – Cidade a 130 km de Ribeirão Preto mira aeroporto internacional
 
O reconhecimento facial dos passageiros nos aeroportos foi desenvolvido pelo ministério em parceria com o Serpro e com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ministério da Economia.  

- Publicidade -

Segundo o coordenador-geral de Facilitação e Desempenho Operacional da Secretaria de Aviação Civil, Paulo Henrique Possas, os passageiros ainda não são obrigados a participar dos testes e será solicitada a permissão da identificação por consentimento expresso da própria pessoa.  

Segundo Possas, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) já trabalha na adesão de aeroportos e companhias aéreas para implantação do serviço de maneira definitiva.  

Como funciona
 
No momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a participar do projeto Embarque + Seguro 100% Digital. Após concordar, a pessoa recebe uma mensagem, no celular informado por ela, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto.  

Com o consentimento, o atendente da companhia aérea, usando o aplicativo desenvolvido pelo Serpro, realiza a validação biométrica do cidadão, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.  

A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de o usuário apresentar documento e cartão de embarque.  

Data marcada
 
O Governo de São Paulo marcou para o dia 15 de julho, às 14h, o leilão da concessão do Aeroporto Leite Lopes e outros 21 aeródromos regionais. A concorrência acontecerá na sede da B3, a bolsa de valores, em São Paulo. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) confirmou presença no evento.

- Publicidade -
- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -