- Publicidade -
PoliticaNévio ArchibaldRibeirão Preto aparece em lista de cidades com risco de desastres climáticos

Ribeirão Preto aparece em lista de cidades com risco de desastres climáticos

Levantamento do Governo Federal coloca Ribeirão Preto entre as 1,9 mil cidades brasileiras com risco de sofrer desastres climáticos

- Publicidade -

Um levantamento do Governo Federal mostra que Ribeirão Preto está entre as 1.942 cidades brasileiras com risco de desastres climáticos, como as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.

De acordo com os dados revelados pelo jornal O Estado de São Paulo, Ribeirão Preto é um dos municípios suscetíveis a enxurradas, inundações ou deslizamentos.

- Publicidade -

O levantamento é baseado em uma nota técnica da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, da Casa Civil e leva em conta o Atlas de Desastre e Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres, elaborado com dados sobre eventos climáticos ocorridos entre 1991 e 2022.

O estudo

O estudo levou em conta casos com óbitos relacionados a desastres, ter registros de 10 ou mais desastres no período, ter desalojado ou desabrigado mais de 900 pessoas no período, ter, pelo menos, 500 pessoas em áreas com risco geo-hidrológico, apresentar alta vulnerabilidade a inundações e apresentar 400 dias de chuva, ou mais, acima de 50 milímetros no período pesquisado.

Morte em alagamento

No último dia 23 de dezembro, um homem de 28 anos morreu durante um alagamento na Comunidade do Brejo, nos Campos Elíseos. Matheus Fernando de Souza Ferreira teria levado um choque elétrico no momento que o temporal atingiu a cidade.

No último dia 17 de abril um temporal atingiu Ribeirão Preto e provocou diversos pontos de alagamento e interdições na cidade. O córrego Retiro Saudoso transbordou e a avenida Francisco Junqueira ficou alagada.

Barragens

A coluna procurou a Prefeitura de Ribeirão Preto para saber o que tem sido feito para evitar os desastres climáticos.

- Publicidade -

Em nota, a Administração Municipal informou que realiza ações preventivas de combate a alagamentos como limpeza, desassoreamento e dragagem de barragens, bocas de lobo, recuperação de estruturas de descarga de águas pluviais entre outras ações com intuito de prevenção de enchentes.

Além disso, informou que a Secretaria de Infraestrutura faz, anualmente, a limpeza e desassoreamento das barragens Delboux e Santa Tereza, além de hidrojateamento e sucção nas redes de drenagem.

“Durante o período de chuvas mantém monitoramento preventivo, por meio da Defesa Civil da cidade, nas barragens e em áreas de risco”, afirma.

Compensação ambiental

Já a Secretaria de Meio Ambiente informou que realiza o acompanhamento das ações de compensação ambiental, como no Parque Cândido Portinari, Parque dos Flamboyants, Parque São Sebastião, Parque dos Servidores e no Jardim São José, entre outros.

Antienchentes

O município também informou que a maioria das obras de mobilidade urbana conta com ações antienchentes, como a construção de galerias de água, escoamento e drenagem.

SAIBA MAIS
Há 30 anos: Tempestade provocou mortes e destruição em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Vai ter tsunami no Rio de Janeiro?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -