O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), estendeu nesta sexta-feira (11) para todo o País a ordem de desobstrução de vias públicas que estão bloqueadas por manifestantes contrários ao resultado das eleições.
Moraes determinou que as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar dos estados adotem as medidas necessárias ao desbloqueio. A decisão é uma extensão da determinação anterior do ministro, referendada pelo plenário do Supremo, concedida na última quinta-feira (10).
Forças Armadas divulgam nota nesta sexta-feira; Veja na íntegra
Defesa Civil alerta para chuvas fortes na região de Ribeirão Preto
A medida foi tomada em razão da notícia de que 115 caminhões se encaminhavam para Brasília para reforçar as manifestações. Caso a determinação seja descumprida, será aplicada multa de R$ 100 mil, por hora, aos proprietários dos veículos utilizados nos bloqueios.
As medidas devem resguardar a segurança de pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento que venham a se posicionar em locais inapropriados em vias públicas.
Em Ribeirão Preto, manifestantes têm se reunido diariamente na rua Duque de Caxias, na Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto (5ª Circunscrição de Serviço Militar) pedindo ajuda das Forças Armadas para uma ‘intervenção federal’.