A Câmara de Ribeirão Preto discutiu na sessão desta terça-feira (18) um requerimento de moção de repúdio às declarações da ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (REP). O pedido, que foi negado, é da vereadora Duda Hidalgo (PT), questiona a afirmação de Damares que crianças do Marajó-PA são traficadas para exterior e submetidas a mutilação que facilitam abusos sexuais.
De acordo com o requerimento, o MPF (Ministério Público Federal) do Pará informou que não há nenhuma denúncia sobre tráfico de crianças no Marajó nos últimos 30 anos, conforme os crimes citados por Damares. Além disso, a Polícia Civil do Pará também informou que não há informações relacionadas às denúncias.
Ribeirão: MP investiga casal de empresários por supostas fraudes em licitações
Alunos e funcionários da USP Ribeirão Preto realizam manifestação
“A fala de Damares Regina Alves, por si só, deve ser objeto de investigação criminal pelo sistema de Justiça brasileiro. Se for verdade que ela e o presidente da República tiveram conhecimento de tamanha atrocidade e só agora trouxeram ao conhecimento público, sem terem tomado qualquer providência, deve-se apurar a prática do crime de prevaricação”, aponta Duda na justificativa.
Repercussão
Após as declarações, o MPF cobrou informações do Ministério da Mulher e Direitos Humanos, que foi comandado por Damares, para saber quais ações contra os supostos crimes foram tomadas. A pasta informou em nota que as informações da ex-ministra eram baseadas em “numerosos inquéritos já instaurados que dão conta de uma série de fatos gravíssimos praticados contra crianças e adolescentes”.
Votação
Os vereadores negaram o requerimento por 9 votos a 6, além de uma abstenção – veja o placar abaixo. Brando Veiga, correligionário da senadora eleita no Republicanos, pediu para que os vereadores votassem contra a moção de repúdio.
Contudo, ele não justificou o pedido em plenário, apenas agradeceu os parlamentares que votaram o requerimento após a apreciação pelos vereadores.
Veja como votou cada vereador
SIM
- Judeti Zilli (PT)
- Lincoln Fernandes (PDT)
- Luís França (PSB)
- Marcos Papa (Pode)
- Duda Hidalgo (PT)
- Ramon Faustino (PSOL)
NÃO
- André Rodini (Novo)
- Elizeu Rocha (PP)
- Brando Veiga (REP)
- Isaac Antunes (PL)
- Franco Ferro (PRTB)
- Maurício Vila Abranches (PSDB)
- Maurício Gasparini (União)
- Paulo Modas (União)
- Renato Zucoloto (PP)
Abstenção
- Matheus Moreno (MDB)