A Câmara de Ribeirão Preto colocou à disposição da prefeitura a utilização do prédio do Legislativo como posto de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19). Na sexta-feira (8), a secretaria da Saúde divulgou os locais que serão utilizados no Plano Municipal de Imunização, previsto para ter início no dia 25 de janeiro.
LEIA MAIS – Ribeirão: dois shoppings vão receber locais de vacinação
De acordo com ofício assinado pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara, Alessandro Maraca (MDB), para o secretário da Saúde Sandro Scarpelini, o prédio do legislativo poderia ser uma alternativa para que sejam evitadas aglomerações nos dias de vacinação.
Além disso, o parlamentar também coloca à disposição da secretaria da Saúde o estacionamento da Câmara para instalação de um posto de vacinação por drive-thru (quando o paciente é vacinado dentro do carro).
O ofício já foi recebido pela secretaria da Saúde, mas ainda não foi definido se o local será utilizado. Segundo a secretaria da Saúde, será avaliada a necessidade de ampliação dos postos de vacinação que já foram estruturados pela pasta.
Plano de imunização
De acordo com o Plano de Imunização divulgado pela prefeitura, serão utilizadas as 37 salas de vacina instaladas nas unidades básicas de Saúde, o NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), o Centro Médico Ribeirão Preto (no Jardim Irajá), o RibeirãoShopping, o Shopping Santa Úrsula e um posto de vacinação drive-thru no estádio Santa Cruz.
De acordo com a secretaria da Saúde, a expectativa é que sejam imunizados, em duas doses, 150 mil pessoas na primeira fase da campanha de imunização. Essas pessoas fazem parte dos grupos prioritários como profissionais da saúde e pessoas com mais de 60 anos de idade.
LEIA MAIS – Confira o calendário da vacinação contra covid-19 em Ribeirão
O Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 aponta que a campanha deve começar no dia 25 de janeiro, conforme o já anunciado pelo governo estadual. Contudo, pode ser antecipado em cinco dias, caso seja permitido pelo ministério da Saúde.