A Câmara de São Joaquim da Barra, município a 70 quilômetros de Ribeirão Preto, elegeu a primeira mulher trans como presidente do Legislativo. A vereadora Tieta Melo (MDB), também é técnica de enfermagem e está no segundo mandato na Casa de Leis – atualmente ela ocupa a função de primeira-secretária da Mesa Diretora.
A parlamentar alcançou o feito histórico a conquistar 7 votos favoráveis – a Câmara de São Joaquim da Barra tem 11 cadeiras. “A Tieta hoje se resume a pessoa que conquistou um espaço aonde nunca tínhamos ocupado. Porque a maioria das vezes nós somos obrigadas a ir para prostituição e eu fiz o caminho contrário”, disse em entrevista à EPTV.
Acusado de matar ex tem prisão preventiva decretada na região de Ribeirão
Polícia apreende caminhão com cigarros contrabandeados na região de Ribeirão
Tieta assume o comando do Legislativo de São Joaquim da Barra a partir do próximo mês de janeiro de 2023 – o mandato é de dois anos. Aos 17 anos, Tieta foi expulsa de casa por causa da condição sexual.
“Eu estudei, eu trabalhei, eu prestei um concurso público, eu disputei um cargo de vereadora, eu procurei sempre superar todas as barreiras e obstáculos e para nós tem sempre que ser mais. Provar para todos e para tudo que a gente tem capacidade, que pode vencer de forma honesta e digna”, afirma (Com EPTV).