A pesquisa Ipec, encomendada pela Globo e divulgada nesta segunda-feira (26), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto na disputa pela presidência da República. Já o atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 31% das intenções de voto. O primeiro turno está programado para o próximo domingo, 2 de outubro.
Na comparação com o levantamento anterior, divulgado no dia 19 de setembro, Lula subiu 1% e Bolsonaro manteve a preferência de 31% dos eleitores ouvidos na pesquisa. É válido lembrar que a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Fittipaldi e deputado da região de Ribeirão Preto perdem eleição na Itália
Eleitores podem justificar ausência nas eleições pela internet; Confira
Já Ciro Gomes (PDT) aparece com 6% das intenções de voto (7% na pesquisa anterior), seguido por Simone Tebet (MDB), com 5% (mesmo percentual da última pesquisa), Soraya Thronicke (União) com 1% (mesmo patamar registrado dia 19 de setembro) e Felioe d’Avila (Novo), também com 1% (na última semana ele não havia pontuado).
Os outros candidatos não pontuaram. Além disso, 4% dos eleitores informaram que vão votar em branco ou nulo (5% na pesquisa anterior) e 4% disseram que não sabe ou não responderam (mesmo percentual registrado na última pesquisa).
A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.
Votos válidos e 2º turno
Em relação aos votos válidos, quando os votos brancos e nulos são excluídos, Lula aparece com 52% e Bolsonaro com 34% do eleitorado, os percentuais são similares ao registrado na última pesquisa.
Já na simulação de um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente aparece com 54% das intenções de voto e o atual chefe do executivo com 35%. Novamente, os patamares são os meses registrados na última pesquisa.