- Publicidade -
PolíticaConstrutoras de Ribeirão Preto conseguem suspender cobrança de imposto

Construtoras de Ribeirão Preto conseguem suspender cobrança de imposto

Justiça concedeu para quatro construtoras a suspensão da cobrança do ISSQN em Ribeirão Preto

- Publicidade -

Ao menos quatro construtoras conseguiram na Justiça suspender liminarmente a cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em Ribeirão Preto. As empresas afirmam que a construção de imóveis não seria considerada uma prestação de serviços.

O advogado João Vitor Almeida do Nascimento, um dos autores da ação, afirma que, por se tratar de incorporação imobiliária, o tributo não poderia ser lançado como prestação de serviços de terceiro, já que as obras são feitas por conta própria.

- Publicidade -

“As autoras são incorporadoras que, com seus próprios recursos, empreendem e executam a construção com o objetivo de vender total ou parcialmente edifícios ou conjunto de edifícios, constituindo assim uma incorporação imobiliária. Não há, portanto, serviços prestados em favor de terceiro”, afirma o advogado.

As empresas ainda afirmam que o imposto deveria incidir sobre o valor dos serviços efetivamente prestados e não sobre uma base definida pela Prefeitura de Ribeirão Preto.

“A controvérsia ocorre no decorrer da emissão do Habite-se, quando o município procede ao lançamento do ISS, estabelecendo base de cálculo atrelada ao valor de um suposto custo da obra, calculado em função da metragem da construção”, apontam os advogados.

Entre as incorporadoras que tiveram decisões favoráveis nos últimos meses estão a MRV, Bild, Santa Iria Loteamento e Olhos D’Água RPO Desenvolvimento Imobiliário.

O que diz a Prefeitura?

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que “diferente do que é alegado pelas incorporadoras, de que não há fato gerador de ISS por parte delas, tendo em vista que a incorporação não é prestação de serviço, a análise nos processos de habite-se para aferir se o proprietário da obra, sendo ele incorporador ou não, toma o serviço de maneira formal”.

- Publicidade -

Ainda diz que o assunto foi objeto de várias reuniões técnicas com associações de classe e contribuintes e lembrou que as liminares são passíveis de defesa em seara própria, com a atuação da Procuradoria-Geral do Município.

VEJA TAMBÉM
Black Friday: Shopping de Ribeirão Preto tem descontos de até 80%

FIQUE ON


Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.


Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.


Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

LEIA MAIS
Maionese de abacate: confira como fazer essa alternativa saudável ao condimento

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -