- Publicidade -
PolíticaEleiçõesEleições 2024: Celulares são proibidos no momento da votação; Entenda

Eleições 2024: Celulares são proibidos no momento da votação; Entenda

TRE-SP reforça que eleitores devem deixar os celulares em local indicado pelos mesários; primeiro turno acontece domingo (6)

- Publicidade -

O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Silmar Fernandes, reforçou as orientações sobre a votação do 1º turno das eleições 2024, que acontece no próximo domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília).

O magistrado explicou como será feito o uso da biometria e reforçou a proibição do uso de celular na cabine da urna, além do porte de arma a menos de 100 metros da seção eleitoral.  Ele ainda lembrou quais documentos são aceitos para a votação e pediu que o eleitorado vote com consciência e tranquilidade.

- Publicidade -

O desembargador acrescentou que mais de 34,4 milhões de pessoas estão aptas a votar no 1º turno em São Paulo, e que o estado tem mais de 114 mil urnas eletrônicas. O pleito municipal conta também com o apoio de mais de 500 mil pessoas, entre servidores, mesárias e mesários, sendo 270 mil voluntários.

Aproveitamento de biometria

Segundo o presidente do TRE-SP, cerca de 80% do eleitorado paulista possui cadastro biométrico. Para 2024, um convênio da Justiça Eleitoral com órgãos de identificação permitiu a importação de mais 4 milhões de dados biométricos para as urnas.

Celular fora da cabine

O desembargador reforçou que, antes de entrar na cabina de votação, a pessoa deve deixar o celular no local indicado pelos mesários. O uso do telefone móvel no momento da votação é vedado pela legislação para garantir o sigilo do voto, assim como o uso de qualquer equipamento que possa gravar o voto.

Proibição do porte de arma

O desembargador Silmar Fernandes também alertou para a proibição do porte de arma a menos de 100 metros dos locais de votação nas 48 horas que antecedem a eleição e nas 24 horas após o pleito.

O porte de armamento só será permitido a integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente. “Se estiver à paisana, também não pode entrar armado”, observou. A vedação abrange, inclusive, os detentores de porte de arma ou quem tem licença estatal.

- Publicidade -

SAIBA MAIS
Tudo sobre o debate da EPTV entre os candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Qual diferença entre voto nulo e branco?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -