A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado que vai investigar denúncias de manipulação de resultados de futebol vai começar neste mês de abril. O dono do Botafogo-RJ, John Textor, deve ser convocado para primeira reunião.
Mais de 100 partidas de futebol disputadas em 2023 estão sob suspeita de manipulação para favorecer apostadores. O presidente da CPI é o senador Jorge Kajuru (PSD-GO) – natural da região de Ribeirão Preto.
Os líderes dos partidos devem definir os membros titulares e os membros suplentes da comissão. O ex-jogador Romário (PL), senador pelo Estado do Rio de Janeiro, também deve compor a CPI como relator.
Denúncias
De acordo com os relatórios preliminares do Senado, 109 partidas de futebol disputadas em 2023 nas quatro divisões nacionais estão sob suspeita de manipulação para favorecer apostadores, segundo relatório do SportRadar.
Nas últimas horas, Textor fez declarações polêmicas sobre suposta manipulação de resultados no futebol brasileiro tanto numa live no YouTube quanto em um texto publicado em seu site.
O dono da SAF do Botafogo disse que dois jogos do Palmeiras foram manipulados: as vitórias sobre o São Paulo (5 a 0) e Fortaleza (4 a 0), ambas pelo Brasileirão do ano passado.
Textor disse ter enviado documentos e relatórios para análise da CBF e do STJD, mas não apresenta nenhuma prova. O americano afirmou que o Palmeiras foi beneficiado pela manipulação de resultados nos últimos dois anos, quando se sagrou bicampeão brasileiro.
Em comunicados divulgados nas últimas horas, tanto o São Paulo quanto o Fortaleza repudiaram as acusações e afirmaram que analisam medidas judiciais contra o dirigente americano (com informações Agência Senado e Agência Estado).
SAIBA MAIS
Veja quando o frio deve chegar ao interior de SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Região das Cachoeiras do Niágara presencia eclipse solar total