- Publicidade -
PoliticaEntenda o projeto da escola cívico-militar de SP enviado pelo Tarcísio

Entenda o projeto da escola cívico-militar de SP enviado pelo Tarcísio

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, encaminhou para Alesp, nesta quinta (7), projeto que cria escolas cívico-militares

- Publicidade -

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), enviou para Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira (7) o projeto de lei para a criação do Programa Escola Cívico-Militar.

De acordo com o governo estadual, se aprovado, o programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública. A proposta alega que o programa poderia melhorar a qualidade do ensino e o enfrentamento da violência  nas escolas.

- Publicidade -

“O projeto de escola cívico-militar não impõe. A gente vai sugerir algumas escolas, a comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar”, afirma o governador.

O que é?

O programa contaria com policiais militares da reserva atuariam na disciplina e no civismo, mas não na parte pedagógica. O projeto será direcionado a escolas com índices de rendimento inferiores à média estadual, atrelados a taxas de vulnerabilidade social e fluxo escolar – aprovação, reprovação e abandono.

As escolas cívico-militares poderão ser implantadas em prédios escolares já existentes ou a serem construídos. Além das escolas estaduais, unidades municipais de ensino também poderão aderir à iniciativa do Governo do Estado.

Currículo

A Secretaria da Educação será responsável pelo currículo das escolas cívico-militares, formação de professores e adequação dos prédios. Já a Secretaria da Segurança Pública vai indicar policiais militares da reserva que atuarão como monitores nas unidades de ensino, desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militar, organização e segurança escolar.

O processo seletivo dos policiais militares da reserva – ao menos um por escola – que atuarão como monitores será feito pela Secretaria da Educação.

- Publicidade -

Consulta às comunidades

O Programa Escola Cívico-Militar só será implantado a partir do consentimento das comunidades escolares, que serão ouvidas por meio de consultas públicas. Todos os eventos agendados deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado com prazo mínimo de 15 dias de antecedência.

SAIBA MAIS
Veja até quando vai a previsão de chuva no interior de SP

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Bolsonaro vai lançar linha de perfumes com maquiador de Michelle

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -