- Publicidade -
PoliticaJustiça autoriza retomada de concurso público para GCM de Ribeirão Preto

Justiça autoriza retomada de concurso público para GCM de Ribeirão Preto

Suspensão do concurso para 120 agentes da GCM, aconteceu em 2023; Candidatos aprovados serão chamados para exames médicos

- Publicidade -

A Justiça autorizou que o concurso público para contratação de 120 agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Ribeirão Preto seja retomado, após suspensão em 22 de agosto de 2023. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município, do último dia 27.

Em nota, a GCM informou que o concurso será retomado “do ponto em que parou” [chamamento dos candidatos para realização de exames médicos] e, que a próxima etapa, será realizar os exames médicos dos candidatos que faltam. Na sequência, a GCM informou que serão realizadas as etapas de investigação social e homologação do concurso.

- Publicidade -

Saiba mais sobre a suspensão

O concurso público 001/2023 foi suspenso, após o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) questionar o limite de idade de 35 anos para admissão de iniciantes no curso de formação da GCM.  

Na ocasião, o juiz Gustavo Muller Lorenzato, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto acatou o pedido e paralisou o andamento das próximas etapas.

A administração chegou a anexar no processo uma petição com a justificativa de que “o concurso público deveria ser concluído para que haja a seleção dos candidatos, de modo a preservar os esforços de seleção até agora investidos”.

Um edital de convocação dos candidatos para realização de exames médicos foi publicado em 11 de agosto do ano passado.

Em outubro de 2023, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) julgou procedente a Adin. O desembargador Evaristo dos Santos, relator do processo no tribunal, entendeu que “não se vislumbra, das atribuições do cargo, justificativa plausível para a limitação etária imposta”.

- Publicidade -

De acordo com o desembargador, a limitação de idade em concursos públicos é vedada na Constituição do Estado de São Paulo.

SAIBA MAIS

Ribeirão Preto investiga mais cinco casos suspeitos de morte por dengue

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Qual o nome da música ‘Tô bonitinho’ do TikTok? 

- Publicidade -
Cristiane Zambroni
Cristiane Zambroni
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Extensão em Marketing Político/Campanha Eleitoral e em Estratégias de Marketing em Mídias Sociais. Atuou na EPTV São Carlos e Ribeirão Preto e também no G1 Ribeirão e Franca. E-mail: cristiane.alves@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -