A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (14) a vencedora da licitação para implantação do ITS (Sistema Inteligente de Transporte), que vai funcionar como uma espécie de “Big Brother” do trânsito da cidade. O sistema vai custar R$ 19.499.892,02.
De acordo com a publicação no Diário Oficial, o ITS vai ser implantado em Ribeirão Preto pelo Consórcio ITS – Ribeirão Preto, formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Kapsch TrafficCom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais.
O prazo de vigência do contrato é de 36 meses, podendo ser prorrogado. De acordo com o edital, serão 171 câmeras e 83 semáforos inteligentes. A implantação vai ocorrer em todos os corredores do transporte coletivo urbano – principais vias de Ribeirão Preto.
Câmara de Ribeirão aprova projeto que torna a via do Café corredor gastronômico
Prefeitura de Ribeirão Preto quer alterar a Planta Genérica; Entenda
O superintendente da Transerp, Marcelo Galli já informou que o sistema não será utilizado para aplicar multas. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito.
O monitoramento vai ser realizado a partir do CCO (Centro de Controle Operacional), que será construído na Transerp. Em agosto, a prefeitura definiu que a empresa Laforma Comércio e Serviço Ltda, de São Paulo, será a responsável pela obra, ao custo de R$ 2.080.885,44. Nesta sexta-feira, a reportagem questionou o município sobre o andamento da construção, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.
Na CCO, serão 20 monitores de 55 polegadas, com acompanhamento 24 horas por dia. Além dos agentes da Transerp, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) também deve ficar com um posto fixo na CCO.
Uma das novidades será a possibilidade de alterar o tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento. Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter semáforo verde por mais tempo.
A implantação será por blocos. No Bloco 1, está o Corredor Norte / Sul, etapas 1, 2, 3 e 4. No Bloco 2, as avenidas Dom Pedro, Saudade e Café. No Bloco 3, as avenidas Castelo Branco, Treze de Maio, Nove de Julho e vias do Centro.