- Publicidade -
PolíticaEstudo contratado pela Prefeitura de Ribeirão prevê menos ônibus nas ruas em 2024

Estudo contratado pela Prefeitura de Ribeirão prevê menos ônibus nas ruas em 2024

Consultoria contratada pela Prefeitura de Ribeirão Preto prevê diminuição na quantidade de ônibus, por conta do tamanho dos veículos

- Publicidade -

Um estudo contratado pela Prefeitura de Ribeirão Preto aponta diminuição no número de ônibus na cidade a partir de 2024. Segundo o documento obtido pelo acidade on, a frota operacional do transporte coletivo em Ribeirão Preto prevista para outubro era de 313 veículos, mas o número deve diminuir para 290 a partir de julho de 2024.

Segundo o relatório da Oficina Consultores, a diminuição se deve a implantação da nova rede de transporte. “A variação decorrerá do uso de veículos de maior capacidade […], o redesenho do trajeto de parte das linhas e a maior velocidade proporcionadas pelos corredores de transporte coletivo”, informa.

- Publicidade -

A frota seria composta pelos novos veículos do transporte coletivo, sendo 40 midiônibus, 199 ônibus convencionais e 51 ônibus modelo padron, todos os modelos contam com ar-condicionado. Mesmo assim, o total da frota de ônibus continuará sendo de 305 veículos – incluindo a reserva técnica.

Estudo

Os números constam nos estudos econômico-financeiros contratados pela Prefeitura de Ribeirão Preto para revisão do contrato do transporte coletivo da cidade, que foi realizado no último mês de março.

O novo acordo determinou a renovação total da frota do transporte coletivo e a criação de um subsídio mensal pago pela prefeitura para custear parte do valor da tarifa do ônibus, mantendo o preço de R$ 5 para os usuários.

O que diz a RP Mobi?

Em nota, a RP Mobi afirma que o projeto da nova rede de transporte coletivo prevê a racionalização do sistema, a qual contempla a ampliação da capacidade dos veículos com a troca de 40 microônibus (de cor laranja) para 70 midi ônibus (modelo intermediário com maior capacidade de passageiros), além da ampliação da frota dos modelos padrons de 20 para 54 veículos, sendo ônibus com capacidade para 95 pessoas.

“Portanto, essa é uma estimativa do estudo da rede que, ao longo da sua efetiva implantação será avaliada conforme a evolução da demanda”, informa. “Ainda, vale destacar a implantação dos novos corredores de ônibus, em que já está sendo observada a redução no tempo de viagens e ampliação no quadro de horários das linhas”, completa.

- Publicidade -

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

LEIA MAIS

Vereadora quer Dia do Zé Pelintra em Ribeirão Preto; Entenda

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -