O Dia da Árvore é celebrado neste sábado (21) e uma pesquisa revelou a carência de arborização na região central de Ribeirão Preto, o que impacta diretamente no clima e na qualidade de vida – saiba mais abaixo.
O levantamento faz parte de um amplo estudo sobre o Quadrilátero Central do município, delimitado pelas avenidas Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Independência e Nove de Julho, e está revelando um panorama detalhado sobre o Centro de Ribeirão Preto.
O relatório é coordenado pela Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e pelo IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais).
Alerta para baixa arborização
No total foram analisados 3.466 lotes em 177 quadras do Quadrilátero Central e apenas 23,3% dos imóveis possuem árvores em suas fachadas – a maioria no quadrante sul da região.
Conforme a urbanista Marcela Cury Petenusci, do IPCCIC, a região carece de espécies de porte adequado, o que compromete tanto a quantidade como a qualidade da vegetação.
Para a especialista, é necessária uma remodelação total de projetos de arborização para transformar a qualidade ambiental do Centro de Ribeirão Preto.
“Precisamos de uma arborização adequada, com espaço para o desenvolvimento das árvores, considerando elementos da paisagem urbana como os cabeamentos aéreos”, diz.
Raio-x sobre o Centro de Ribeirão Preto
O objetivo do estudo realizado é oferecer uma base sólida para a requalificação do Centro de Ribeirão Preto, que historicamente foi núcleo de desenvolvimento econômico e social.
A primeira fase da pesquisa abrange aspectos históricos, urbanísticos e de uso dos imóveis na região central. A pesquisa envolve análise histórica, observação direta dos imóveis e entrevistas qualitativas que estão em andamento.
SAIBA MAIS
Vem chuva para o interior de SP? Veja previsão do tempo em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
‘Que show da Xuxa é esse?’: o que aconteceu com a garota do documentário das Paquitas?