O candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, foi o primeiro candidato sabatinado pelo acidade on nesta quarta-feira (21). Na entrevista, quando questionado sobre pedágios, ele evitou criticar Geraldo Alckmin (PSB), mas disse que pretende relicitar as concessões.
Para Haddad, a gestão do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e do atual governado Rodrigo Garcia (PSDB), errou ao renovar concessões dos pedágios. Para ele, o correto era fazer novas licitações e citou o modelo do ex-governador Alckmin.
“Quando vence um contrato, qual a obrigação do gestor público? Relicitar. Com os contratos sendo renovados, o pedágio não cai. No meu governo nós não vamos renovar contrato de concessão sem uma nova licitação”, disse.
Vale lembrar que Alckmin, então no PSDB, foi duas vezes governador de São Paulo (2001 a 2006 e 2011 a 2018). No início de 2022, porém, ele rompeu com os tucanos, migrou para o PSB e é candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT).
Na sabatina, Haddad também colocou com objetivo aumentar o poder de compra dos trabalhadores da base da pirâmide. “Eu zerar o ICMS da carne da cesta básica. Vou aumentar o salário mínimo paulista que ficou congelado por dois anos”, disse.
Acompanhe no player abaixo a entrevista na íntegra:
*Atenção: o vídeo está sem áudio a partir de 4:05 e é retomado no minuto 6, não deixando a resposta do candidato audível. Com isso, o problema foi corrigido ao final da entrevista. No minuto 12:52, o apresentador refaz a pergunta que foi prejudicada e o candidato tem a resposta garantida
Sequência
Nesta quinta-feira (22), o sabatinado pelo acidade on será o atual governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB). Na sexta-feira (23), será a vez de Tarcísio de Freiras (REP). Serão sabatinados os três candidatos ao governo de São Paulo que apresentaram o percentual acima de 6% em intenções de votos, segundo pesquisa Datafolha divulgada no início de setembro.
As entrevistas serão transmitidas em nosso canal no Youtube e na nossa página no Facebook sempre por volta do 12h15. Os candidatos estarão no estúdio do acidade on, na EPTV Campinas, e responderão perguntas referentes as quatro regiões do estado com cobertura do portal acidade on em Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.
A ordem dos candidatos para as entrevistas foi definida em conjunto com os assessores dos partidos políticos. Os demais candidatos com menor intenção de votos também foram entrevistados pelo acidade on e as entrevistas serão divulgadas no portal a partir da próxima semana.
Como já informado aos partidos e coligações, as entrevistas serão ao vivo e com duração total de 15 minutos.