- Publicidade -
PoliticaMinistério da Saúde inclui região de Ribeirão Preto na lista da vacina contra dengue

Ministério da Saúde inclui região de Ribeirão Preto na lista da vacina contra dengue

Nesta quarta-feira (17), Ministério da Saúde informou que vai distribuir a vacina contra a dengue em mais 154 municípios

- Publicidade -

O Ministério da Saúde vai distribuir a vacina contra a dengue para mais 154 municípios brasileiros, incluindo a região de Ribeirão Preto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27). A vacinação contra a doença na rede pública é destinada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

De acordo com a pasta, as seguintes regiões de saúde foram contempladas pela ampliação: Central – ES, Betim-MG, Uberaba – MG, Uberlândia/Araguari – MG, Recife, Apucarana – PR, Grande Florianópolis, Aquífero Guarani (onde fica Ribeirão Preto), Região Metropolitana de Campinas, São José do Rio Preto e São Paulo.

- Publicidade -

Além de Ribeirão Preto, a região Aquífero Guarani conta com Cravinhos, Guatapará, Jardinópolis, Luís Antônio, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul e Serrana.

Dados do ministério indicam que, até o momento, 1.235.119 doses foram enviadas aos estados e municípios desde o início da vacinação contra a dengue. Dessas, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 ainda não foram registradas. De todos os 521 municípios que receberam a vacina, 13 não enviaram dados para o governo federal.

Além disso, 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. O diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do COE – Dengue (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses), Márcio Garcia, detalhou o esquema de ampliação de municípios contemplados.

“A gente sabe que tem um quantitativo dessas doses que não foi aplicado. Não podemos deixar essas doses vencerem, é preciso utilizá-las. Diante disso, o Ministério da Saúde trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”.

Segundo Garcia, a redistribuição para municípios dentro dos próprios estados será regulamentada por uma nota técnica publicada ainda hoje.

- Publicidade -

Nova remessa

Ainda segundo Garcia, o ministério recebeu nova remessa de doses contra a dengue – a primeira comprada, já que a anterior foi doada pelo fabricante. Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios anteriormente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.

“Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir. E também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem”, explicou (com informações Paula Laboissière/Agência Brasil).

SAIBA MAIS
Confira o que abre e fecha no feriado da Semana Santa em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Molejo atualiza estado de saúde do cantor Anderson Leonardo

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -