O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estará nesta sexta-feira, 21 de maio, na região de Ribeirão Preto.
Queiroga e sua comitiva visitam por volta de 10h, as instalações da Indústria farmacêutica de produtos veterinários, Ourofino Saúde Animal, em Cravinhos – uma das candidatas para a produção de vacinas da covid-19.
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), o laboratório é um dos que operam com nível máximo de biossegurança estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Associado ao fato de que há similaridade na produção das vacinas para humanos e animais, com adaptações nas instalações, o Sindan acredita ser possível viabilizar o projeto.
Além da Ourofino, existem outros dois laboratórios com potencial para a produção dos imunizantes contra a covid-19: A Merck Sharp & Dohme e Ceva Saúde Animal, funcionam respectivamente, em Montes Claros e Juatuba, em Minas Gerais.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também já iniciou as visitas técnicas a essas companhias.
A expectativa do Sindan é de que juntos os laboratórios de saúde animal consigam produzir cerca de 30 milhões de doses em um prazo de 90 dias.
O projeto de lei que autoriza laboratórios de saúde animal a produzirem vacinas contra a covid-19, foi aprovado no fim do mês de abril pelo Senado Federal. A lei determina, contudo, que para desempenhar a atividade, as empresas dependerão do aval da Anvisa e também estarão sob fiscalização do órgão.