Em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira, 2 de junho, na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, foi constituído o Comitê de Enfretamento e Combate à Pandemia.
A audiência foi conduzida pela vereadora Judeti Zill (PT). O comitê conta com a participação de autoridades representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, e especialistas de diversos setores da área de saúde que serão convidados a participar das reuniões.
O objetivo do Comitê é elaborar um plano de ações e deverá apresentá-lo ao poder público, com indicações a serem adotadas no combate à covid-19 na cidade.
Além de Judeti Zilli, participaram a vereadora Duda Hidalgo (PT) e os vereadores Sérgio Zerbinato (PSB) e França (PSB), o professor e médico infectologista, Ulysses Strogoff, e o professor Domingos Alves, do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
O professor Ulysses Strogoff lembrou que neste momento há mais de 300 pessoas em UTIs em Ribeirão Preto. Para ele isso é reflexo de erros na condução das autoridades à pandemia.
“Apesar do discurso do Governo Estadual de que se basearia pela ciência, isso não aconteceu na prática. As mudanças de fase vermelha para laranja e amarela confundem a população, que acha que a situação está melhorando enquanto estão aumentando o número de leitos, casos e mortes. O Governo Municipal em nada se diferenciou”, criticou Strogoff.