Além da volta das sessões ordinárias, que acontece na próxima terça-feira (2), os vereadores devem se reunir ao longo da semana para uma sessão extraordinária. O objetivo é sabatinar os novos chefes de autarquias e fundações geridas pela Prefeitura de Ribeirão Preto.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
De acordo com o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Alessandro Maraca (MDB), o governo Duarte Nogueira (PSDB) já solicitou a convocação da sessão.
Serão sabatinados os novos comandantes da Funtec (Fundação Tecnológica), Rodrigo Simões, da Fundação Dom Pedro II, Nicanor Lopes, do Sassom (Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários), Tássia Rezende, e da Guarda Municipal, Domingos Fortuna (Fortuna está na função desde o ano passado).
Lei Orgânica do Município
De acordo com o presidente da Mesa Diretora, o pedido foi provocado pela própria Câmara, para que seja obedecida uma emenda à Lei Orgânica do Município proposta, justamente, por Rodrigo Simões, uma das pessoas que serão sabatinadas.
Saída
O então diretor comercial e financeiro do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) Marcus Vinícius Berzoti foi exonerado da função comissionada. Berzoti segue na prefeitura, por ser agente administrativo concursado.
LEIA MAIS – Fase vermelha: Câmara de Ribeirão suspende atendimento
Em 2016, após o afastamento da ex-prefeita Dárcy Vera e da renúncia do então vice Marinho Sampaio, Berzoti passou a responder administrativamente pela prefeitura, com algumas funções parecidas com a de prefeito, até a vereadora Gláucia Berenice (DEM) ser içada da Câmara Municipal.
O general
O deputado General Paterneli (PSL) será um dos candidatos a disputa da Câmara dos Deputados. Paterneli é nascido em Ribeirão Preto, mas tem pouca relação com a cidade. Ele deve concorrer a presidência do Legislativo com outros oito candidatos.
Entre eles, o deputado Baleia Rossi (MDB), que é nascido em São Paulo, mas tem base política em Ribeirão Preto. Baleia é um dos postulantes com mais chances na disputa, junto com o deputado Arthur Lira (PP), apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), já que os dois são os únicos candidatos com apoio de blocos na Câmara.
Candidatura de mentira
Já o senador pelo Estado de Goiás Jorge Kajuru (CD), nascido na região de Ribeirão Preto, disputa a presidência do Senado junto com outros quatro candidatos. Kajuru anunciou a candidatura como forma de protesto, já que ele anunciou apoio a senadora Simone Tebet (MDB). O favorito é Rodrigo Pacheco (DEM), apoiado por Bolsonaro.