Na última terça-feira (7), a Câmara Legislativa do Distrito Federal autorizou a entrada de animais domésticos em suas instalações. No local, está limitada a entrada de animais de pequeno porte, com até 12 quilos.
O assunto foi um dos mais comentados no Google na última quinta-feira (9), ficando no top 20 do trends, após um deputado aparecer no plenário com o cachorro de estimação e a imagem viralizar nas redes sociais.
Trata-se do cão Beethoven, que tem como tutor o deputado Daniel Donizet (PL), que levou o animal para o plenário do Legislativo.
Em entrevista para o site da Câmara Legislativa, o parlamentar disse que Beethoven “estava muito feliz”. Ele também pediu para que a população não solte fogos de artifício com barulho durante as festas de final de ano, para evitar sofrimento aos animais.
A proposta
A proposta aprovado pelos políticos brasilienses veda o acesso de animais que, por sua espécie, ferocidade, peçonha ou saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança das instalações ou das pessoas.
No entanto, essas restrições podem ser dispensadas quando se tratar de cães de serviço ou animais de suporte emocional.
E, em Ribeirão?
O acidade on questionou a Câmara de Ribeirão Preto se há alguma norma que permite ou barra a entrada de animais de estimação nas dependências do Legislativo.
Por meio de nota, a Casa de Leis informou que “não tem nenhuma legislação que impeça a entrada de animais de estimação”.