O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), quer que o Governo Federal ajude no financiamento da gratuidade das passagens de ônibus para idosos.
Desde junho, o chefe do executivo tem participado, junto com outros prefeitos, de reuniões com ministros e deputados para discutir o subsídio.
LEIA MAIS – Concessão do transporte coletivo de Ribeirão será alvo de auditoria
De acordo com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos), entidade da qual Nogueira faz parte da direção, os municípios precisam do recurso emergencial para assegurar as gratuidades.
Sem riscos
Contudo, a prefeitura afirma que Ribeirão Preto não corre o risco de retirar o direito dos idosos com mais de 60 anos.
Agenda
O prefeito, junto com outros dirigentes da FNP, participou de reuniões com a ministra Flávia Arruda, da secretaria de Governo da Presidência da República, e os ministros Rogério Marinho, de Desenvolvimento Regional, Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil.
Além deles, também foram realizados encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).
Direito
Atualmente, o transporte coletivo de Ribeirão Preto oferece a gratuidade na tarifa para homens acima dos 65 anos e mulheres com mais de 60 anos.
Números
Em 2021, o transporte coletivo de Ribeirão Preto já somou mais de 2,2 milhões de viagens beneficiadas com a gratuidade para idosos. Em 2020, foram 4,4 milhões de viagens realizadas e em 2019, antes da pandemia, 9,2 milhões de viagens foram realizadas.