A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que não pretende tornar pública em seu site a lista de vacinados contra a covid-19. De acordo com o Executivo, o principal motivo é o sigilo médico.
“A divulgação nominal e unitária contraria as práticas usualmente aceitas em todo o mundo de proteção informação de cada paciente”, informou a Secretaria Municipal da Casa Civil, através de nota.
Várias cidades brasileiras, inclusive da região de Ribeirão Preto, já divulgaram a lista de vacinados. Em Brodowski e Franca, por exemplo, após a divulgação foram encontrados esquemas fura-fila e investigações foram instauradas.
Pressão
A Câmara Municipal aprovou uma lei, de autoria do vereador Lincoln Fernandes (PDT) e da vereadora Gláucia Berenice (DEM), que obriga a Prefeitura a disponibilizar a lista de vacinados.
O Executivo vetou a lei e os vereadores, na semana passada, derrubaram o veto. Sobre o caso, a Prefeitura informou, por nota, que aguarda a publicação da derrubada do veto no Diário Oficial para “tomar a decisão sobre as medidas mais adequadas para o caso”.
O Ministério Público também já foi provocado pelos vereadores e acompanha o caso.