- Publicidade -
PolíticaNévio ArchibaldRevisão da Planta Genérica sai do radar do Governo Nogueira

Revisão da Planta Genérica sai do radar do Governo Nogueira

Prefeitura de Ribeirão Preto confirma reajuste do IPTU 2022 por base na inflação; valores serão divulgados em dezembro

- Publicidade -

 

Prefeito Duarte Nogueira (Foto: Alexandre de Azevedo / CCS)

A previsão da Prefeitura de Ribeirão Preto é que a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), responsável por definir o valor cobrado pelo m² dos terrenos na cidade, consequentemente impactando no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), continue fora dos planos.  

- Publicidade -

Conforme apurado pela coluna, a revisão não deve entrar em discussão ao longo do próximo ano. Com isso, a atual gestão de Duarte Nogueira (PSDB) vai para o sexto ano consecutivo sem realizar a revisão da PGV.  

Barrado  

Em duas oportunidades, a prefeitura encaminhou para a Câmara Municipal um projeto para revisão dos valores dos terrenos na cidade, mas as propostas foram barradas pelo Legislativo em 2017 e 2018.   
 
Já foi descartada pelo prefeito 

Em 2019, durante entrevista coletiva, o prefeito Duarte Nogueira descartou a possibilidade de revisar a PGV após a proposta ter sido apresentada na Câmara. “A PGV já foi negada pela Câmara no ano passado e não há nenhuma intenção da prefeitura em insistir nesta questão”, declarou na ocasião – clique aqui e confira.

O que é?  

A PGV determina o valor venal dos imóveis e terrenos. Esse valor venal é a base de cálculo do IPTU. Na última revisão completa, feita em 2003, na gestão do prefeito Gilberto Maggioni, o reajuste do imposto chegou, em alguns casos, a 900%.  

Em 2012, a ex-prefeita Dárcy Vera realizou a revisão parcial da Planta Genérica. Na ocasião, houve aumento de até 130% nos valores cobrados pelo IPTU na cidade.  

Reajuste à vista  

Enquanto isso, a Prefeitura de Ribeirão Preto já confirma que no início de dezembro irá divulgar o reajuste do IPTU 2022 dos imóveis da cidade, com base na inflação, como é previsto por lei.  

Caso seja seguido o mesmo parâmetro adotado nos últimos anos, através do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o reajuste deve ser de 11,08%.   
O número é referente a inflação acumulada no período de 12 meses entre novembro de 2020 e outubro de 2021. O índice é o mesmo adotado pelo Governo Federal para fazer o reajuste de aposentadorias, pensões e do salário-mínimo, por exemplo.  

Na impressora  

Na última quinta-feira (11), a Prefeitura de Ribeirão Preto abriu a licitação para contratação de empresa responsável por imprimir os carnês do IPTU 2022. O valor estimado para o serviço é de R$ 419,4 mil e as empresas interessadas devem mandar propostas até 14h do dia 26 de novembro de 2021. A disputa de preços começa no mesmo dia, a partir das 14h30. 
 

- Publicidade -
Ribeirão Preto (Foto: Milena Aurea/Arquivo A Cidade)
Ribeirão Preto (Foto: Milena Aurea/Arquivo A Cidade)

 

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -