Deu entrada na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira (14), um pedido de concessão de título cidadão ribeirão-pretano para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da vacina contra o coronavírus (covid-19).
LEIA MAIS – Covid: Vacinação pode começar dia 20 em Ribeirão Preto
A proposta foi protocolada pelo vereador Marcos Papa (CD). Contudo, Dimas Covas, que é nascido em Batatais, já foi homenageado com o título pelos vereadores.
Outras vezes
A primeira vez foi em 2009. A honraria foi apresentada por nove vereadores, entre eles, Bertinho Scandiuzzi (PSDB), que continua na Casa de Leis. A proposta foi aprovada em 22 de outubro daquele ano.
O segundo título de cidadão ribeirão-pretano foi apresentado em 2019 pelo ex-vereador Luciano Mega e aprovado pela Câmara Municipal em março de 2020 – Marcos Papa não participou da sessão em que o projeto foi discutido.
Ligação com Ribeirão Preto
Dimas Covas é nascido em Batatais, onde ainda mora a família, e é professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Além disso, ele também é presidente regional do Hemocentro de Ribeirão Preto.
O que diz o vereador?
O vereador foi alertado sobre os outros títulos pela coluna. Papa explicou que ao protocolar o projeto na Câmara Municipal, não recebeu a informação de que Dimas Covas já havia sido homenageado com o título.
Como Dimas Covas já foi homenageado com título de cidadão, Papa acredita que o projeto não vá prosperar. Porém, ele justifica que a homenagem ao diretor do Instituto Butantan se dá pelo trabalho a frente do desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus.”Vamos procurar outra maneira de homenageá-lo”, afirma o vereador.