O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou no final da manhã desta quinta-feira (27), a gratuidade do transporte coletivo da cidade durante o segundo turno das eleições, que acontece no próximo domingo, 30 de outubro.
De acordo com pronunciamento do chefe do executivo, a gratuidade dos ônibus em Ribeirão Preto, durante o pleito, acata uma recomendação da Defensoria Pública e do MP-SP (Ministério Público de São Paulo). A medida é válida apenas no período entre 6h e 18h.
“A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto comunica que atendendo um pedido da Defensoria Pública e do Ministério Público do Estado de São Paulo vai garantir a gratuidade aos eleitores na cidade de Ribeirão Preto do transporte coletivo no próximo domingo, dia 30 de outubro, das 6h até as 18h, para que todos possam exercem, sem qualquer ônus de transporte, o direito à cidadania e o exercício do voto”, disse Nogueira.
Aumento de linhas
Desde o início da semana, a Prefeitura de Ribeirão Preto vinha se negando a se pronunciar sobre o tema. O município apenas havia informado que aumentaria a quantidade de veículos em circulação, em relação aos domingos normais, durante o segundo turno, por conta do aumento da demanda de passageiros que foi identificada no primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro.
Contudo, apenas 19 linhas serão beneficiadas. Confira:
- 108 – Jardim Presidente Dutra
- 136 – Castelo Branco/Adão do Carmo
- 148 – Santa Cruz/Alto do Ipiranga
- 205 – Jardim João Rossi
- 217 – Quintino / HC
- 308 – Marincek
- 315 – Campos Elíseos/ Bonfim
- 308 – Geraldo de Carvalho
- 402 – Ribeirão Verde I
- 403 – Jardim Manoel Penna
- 406 – Jardim Maria da Graça
- 460 – Parque Ribeirão
- 501 – Higienópolis
- 608 – Jardim Amália
- 703 – Parque dos Servidores
- 708 – Jardim Heitor Rigon
- 730 – Parque Portinari
- 780 – Parque dos Pinus
- 808 – Jardim Cristo Redentor.
Além disso, a Transerp determinou também ao consórcio PróUrbano para manter a frota reserva para utilização nas demais linhas, caso seja constatada a necessidade.
Na noite da última quarta-feira (26), o promotor Sebastião Sérgio da Silveira encaminhou ofício ao prefeito, à Transerp e ao consórcio PróUrbano para manutenção das linhas e horários dos dias normais (segunda a sexta-feira), no próximo domingo. O município ainda não se manifestou sobre o pedido.