- Publicidade -
PoliticaNomes de cidades nas placas de carros podem voltar? Entenda

Nomes de cidades nas placas de carros podem voltar? Entenda

Senado realiza audiência pública para discutir a reintrodução do nome da cidade e do estado nas placas dos veículos que circulam no País

- Publicidade -

O Senado realizou uma audiência pública para discutir a reintrodução do nome da cidade e do estado nas placas dos veículos que circulam no País. Segundo os participantes do debate, a proposta contribui para a segurança no trânsito e facilita a identificação da frota que circula no Brasil.

O debate foi comandado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), autor do projeto que altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para prever que as placas veiculares informem o município e o estado no qual o veículo está registrado.

- Publicidade -

O parlamentar alega que o projeto não obriga a substituição nos veículos já emplacados. A nova regra seria válida para os novos emplacamentos e entraria em vigor um ano após a publicação da lei que resultar da aprovação da matéria.

Fiscalização

O coordenador-geral de Segurança Viária do Ministério da Justiça, Jeferson Almeida Moraes, disse que o registro da cidade e do estado nas placas contribui para a fiscalização nas estradas.

“Voltar a constar informação da unidade da Federação e do município facilita a investigação da PRF [Polícia Rodoviária Federal]. Quando temos que fiscalizar na abordagem, estando escrito no veículo o município, facilita a identificação, a rota e a origem do veículo”, explica.

“No caso de um veículo de carga, o caminho que percorreu e até a presunção do tipo de carga que está sendo transportada. Deixar de constar a identificação dificulta a seleção dos veículos a serem abordados”, completa Jeferson.

Mercosul

Já o secretário da Divisão de Coordenação Econômica e Assuntos Comerciais do Mercosul, Rodrigo Lara Pinto, afirma que o Ministério das Relações Exteriores ainda não tem uma posição sobre o assunto.

- Publicidade -

Além disso, ele reforça que a resolução que instituiu a placa Mercosul vem sendo objeto de consulta junto aos órgãos de trânsito (com informações Agência Senado).

SAIBA MAIS
Frente fria se aproxima do estado de SP; Veja se vai chover e esfriar nos próximos dias

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
DPVAT vai voltar? Saiba como receber o dinheiro do seguro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -