O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), projetou em entrevista ao acidade on como será a relação do município com os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio de Freitas (REP), que assumem os mandatos no próximo domingo, 1º de janeiro de 2023.
Segundo o prefeito, não haverá empecilhos no diálogo com os futuros governantes, já que ele lembra que desde que está à frente do governo municipal, atuou junto a quatro governadores diferentes – Geraldo Alckmin, Márcio França, João Doria e Rodrigo Garcia – e dois presidentes – Michel Temer e Jair Bolsonaro – “e agora trabalharei com o presidente Lula”, afirma.
Em novembro, Nogueira participou de uma reunião com a transição do governo Lula, no qual participou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. O encontro aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, junto com outros prefeitos que atuam na FNP (Frente Nacional de Prefeitos), do qual o prefeito de Ribeirão Preto é membro.
Veja a situação do comércio de Ribeirão Preto neste domingo de Natal
Confira a previsão do tempo para Ribeirão Preto neste Natal
“Nós encaminhamos uma série de demandas que envolvem recursos do SUS, questões de mobilidade urbana, transporte coletivo e os recursos para gratuidade dos 65 anos, a nossa preocupação com recursos do Fundeb, da educação brasileira, dadas as restrições que ocorreram e foram muito discutidas nesse final de ano, inclusive colocadas na PEC do Teto [de Gastos]”, afirma.
Nogueira também afirmou que outros temas foram discutidos com o futuro governo Lula, como o potencial brasileiro para o combate às mudanças climáticas, a sustentabilidade e a segurança pública. Assuntos que também foram repassados ao próximo governo do Estado de São Paulo, que será comandado por Tarcísio de Freitas.
“Essa semana falei com o secretário de Saúde do Estado, já indicado pelo governador Tarcísio de Freitas, o doutor Eleuses Paiva, que foi meu colega quando deputado federal e já estamos procurando fazer uma transição de diálogos com os novos governos Federal e Estadual para que não haja prejuízos nos projetos e programas que estão ou que poderão estar em andamento na cidade de Ribeirão Preto”, disse.
Obras
Próximo da segunda metade do atual mandato, Nogueira disse que haverá a entrega de todos os projetos do programa de mobilidade urbana, incluindo o restauro da avenida Nove de Julho, e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Ribeirão Verde, que foi prometida na última campanha eleitoral para ser entregue no prazo de um ano, o que não ocorreu.
“Os próximos dois anos serão tão intensos ou até mais do que foram os últimos seis anos, com uma agenda de execução de trabalho forte para que possamos entregar todos os compromissos que estão em andamento na cidade”, afirma.
Em relação a avenida Nove de Julho, que completou 100 anos em 2022, o prefeito afirma que o processo licitatório para contratação de empresa para realizar os trabalhos está previsto para iniciar em 2023 – uma outra licitação já havia sido aberta no último mês de maio, mas não teve interessados.
Museus Histórico e do Café
O prefeito de Ribeirão Preto afirmou que já está em fase de captação de recursos o projeto para restauro do complexo dos museus Histórico e do Café. Um projeto foi apresentado há um ano, porém ainda não saiu do papel.
Segundo o executivo, o projeto, por ser bem complexo e contemplar a construção de uma reserva técnica, auditório e um espaço para café, precisou de uma análise criteriosa dos conselhos de preservação do patrimônio.
“Em setembro de 2022, foi aprovado pelo Condephaat e em uma reunião extraordinária que acontecerá ainda em dezembro e será apreciado pelo Conppac. O governo está em constante diálogo com a Secretaria da Cultura para acompanhar os prazos e já está em captação de recursos tanto público quanto de parceiros privados para a obra de restauro”, disse.