- Publicidade -
PolíticaPrefeitura de Ribeirão autoriza obras de restauro e requalificação do Palácio Rio Branco

Prefeitura de Ribeirão autoriza obras de restauro e requalificação do Palácio Rio Branco

Início das obras está previsto para junho deste ano e conclusão em novembro de 2025; Valor estimado para os trabalhos é R$ 6.548.330,00

- Publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto autorizou nesta quarta-feira (22) o início das obras de restauro e requalificação do Palácio Rio Branco, antiga sede do Executivo.

De acordo com a administração, os trabalhos estão previstos para começar em junho deste ano e a previsão para conclusão é para novembro de 2025. O valor estimado pelas obras é de R$ 6.548.330,00.

- Publicidade -

Etapas do projeto

  • Porão – Uma parte do projeto trata da adequação do porão para dar um uso funcional e com acessibilidade completa, inclusive com acesso independente (elevador) voltado para a rua Duque de Caxias. No espaço deverá funcionar a Escola de Arte do Bosque, que atualmente funciona no Centro Cultural Palace.
  • Climatização – Os ambientes serão climatizados com equipamentos atuais, permitindo a retirada de antigos aparelhos de ar-condicionado instalados nas fachadas. 
  • Cafeteria – Será instalada uma cafeteria no local.
  • Banheiros acessíveis – Todos os pisos do palácio terão banheiros.
  • Fonte e praça – A fonte e a praça que ficam em frente ao palácio serão revitalizadas

Como será após o restauro

No primeiro andar serão realizadas somente atividades culturais como exposições, ações formativas de cultura, saraus e apresentações diversas.

O prédio, atualmente, abriga a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, que tem sua estrutura ocupando o andar inferior, sendo que os espaços do piso superior são voltados a atividades artísticas, que envolvem música, dança, teatro, entre outras.

Sobre o Palácio Rio Branco

Inaugurado em 26 de maio de 1917, o Palácio Rio Branco foi sede da Câmara Municipal e da Prefeitura de Ribeirão Preto. O tombamento do prédio aconteceu em 28 de março de 1988.

Com dois pavimentos e um porão, tem 600 metros de área coberta, totalizando 1.800 metros quadrados de construção. O estilo de sua fachada é uma transição do barroco para o moderno, inspirado nas fachadas arquitetônicas do início do século da França. 

O nome escolhido foi uma homenagem ao Barão do Rio Branco, falecido em 1912, que também ganhou um busto na praça que fica em frente ao Palácio. 

- Publicidade -

SAIBA MAIS

Sepultura traz para Ribeirão Preto turnê de despedida; Ingressos já estão disponíveis

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Como está a saúde de Roque?

- Publicidade -
Cristiane Zambroni
Cristiane Zambroni
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Extensão em Marketing Político/Campanha Eleitoral e em Estratégias de Marketing em Mídias Sociais.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -