Foi protocolado na Câmara de Ribeirão Preto uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município para o aumento do número de vereadores dos atuais 22 para 27 na próxima legislatura. A proposta deu entrada na última quinta-feira (8), e conta com a assinatura de 14 parlamentares – veja mais abaixo.
O número de cadeiras proposto é o mesmo que continha na Câmara até a Legislatura passada. Ainda não há data para votação da proposta, mas o projeto precisa tramitar por três sessões para recebimento de emendas para que possa ser votado em plenário.
Câmara de Ribeirão aprova em definitivo repasse milionário ao PróUrbano
Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, vai participar de evento na Alemanha
Para ir ao plenário, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica deve ser apreciada em sessão de pauta exclusiva, ou seja, apenas este tema poderá ser discutido pelos parlamentares, podendo ser sessão ordinária ou extraordinária.
Para receber a aprovação, o projeto precisa receber 15 votos, dos 22 vereadores, sendo votada em dois turnos, com dez dias de diferença entre cada votação.
Lembrando que a última sessão ordinária de 2022 acontece no dia 22 de dezembro, quando tem início o recesso parlamentar. A legislação também coíbe a convocação de sessões extraordinárias na semana entre o Natal e Ano Novo.
O que dizem?
Na justificativa do projeto, os parlamentares afirmam que a alteração é permitida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e que o número de 22 cadeiras, como é atualmente, estaria “abaixo da permissibilidade”.
Isso porque, eles alegam que a Constituição Federal, que prevê o limite máximo de 27 cadeiras para municípios com população entre 600 mil e 750 mil habitantes, conforme a Emenda Constitucional 58/2009.
Veja os autores da proposta
- André Trindade (União)
- Brando Veiga (REP)
- Judeti Zilli (PT)
- Duda Hidalgo (PT)
- Luís França (PSB)
- Franco Ferro (PRTB)
- Isaac Antunes (PL)
- Jean Corauci (PSB)
- Matheus Moreno (MDB)
- Maurício Gasparini (União)
- Maurício Vila Abranches (PSDB)
- Neto Delegado (PP)
- Paulo Modas (União)
- Sérgio Zerbinato (PSB)